Design Materiais impressos

Significado das cores nos Cartões de Visita

As cores são determinantes para o sucesso da sua comunicação, e têm especial importância nos Cartões de Visita: por se tratarem, muitas vezes, da primeira abordagem de um cliente ou parceiro de negócio à empresa, o significado das cores vai influenciar a opinião e perceção da marca.

Também por isso, é tão importante ter especial atenção aos detalhes no momento de criar os seus cartões de visita: desde o tamanho, informação, tipo de letra e principalmente a escolha da cor. As cores têm diferentes significados e são capazes de provocar sensações positivas ou negativas, influenciando o estado de espírito e reação de quem as observa.

Para perceber o Significado das Cores , quais as cores que melhor se adaptam aos seus Cartões de Visita e como as usar de forma a impulsionar o seu negócio, continue a ler este artigo!

pantone

 Psicologia das Cores

O estudo das cores, desde sempre suscitou grande interesse por filósofos e cientistas, o que levou ao desenvolvimento de diversas teorias ao longo dos séculos. Foi Johann Wolfgang von Goethe o primeiro a defender que a cor não depende apenas da luz e do ambiente, mas também da perceção que temos do objeto.

Fatores como o género, idade, cultura e até as tendências do momento, influenciam a interpretação que cada pessoa faz das cores e, por isso, é fundamental conhecer o público a quem vai entregar os seus Cartões de Visita e qual a mensagem que pretende transmitir: entusiasmo, emoção e tranquilidade são algumas das reações que pode potenciar através das cores.

No design, a composição e organização de um layout é muito influenciado pela cor, uma vez que o significado das cores também deve ser articulado com a hierarquização de informação.

 

Significado das cores

 

VERMELHO

O vermelho é uma cor forte, associada ao calor e paixão. Esta cor provoca um aumento de apetite, e por isso é muito utilizada para empresas do ramo da alimentação, principalmente fast food. Por ser uma cor energética, estimula ação, movimento e urgência. É bastante eficaz em ações de marketing para levar o cliente a tomar decisão e também é muito associada a negócios que representem um serviço rápido.

Cores para cartões de visita

AMARELO

O amarelo é a cor mais brilhante e energética de todas as cores quentes e, por isso, estimula o otimismo, a criatividade e ajuda à concentração. Associa-se à praia e ao sol, sendo muito utilizada para campanhas nos meses de Verão. Mas atenção: usar demasiado a cor amarela pode causar ansiedade. Utilize-a apenas para realçar os contactos no seu Cartão de Visita, uma vez que esta cor fomenta a atenção para os detalhes.

Psicologia das cores

AZUL

O azul é uma cor fria, que transmite serenidade e sugere confiança e segurança. Por ser associada ao mar e céu, o azul fomenta a contemplação e espiritualidade – funciona bem em Cartões de Visita relacionados com áreas desportivas, saúde e limpeza. Esta é a cor eleita como preferida pela grande maioria do público!

Significado das cores

VERDE

O verde é a cor do equilíbrio, da natureza e tranquilidade, ao mesmo tempo que tem um efeito calmante e relaxante. Perfeito para usar em Cartões de Visita de marcas relacionadas com alimentação saudável, spas, ou espaços com produtos naturais e biológicos. O verde é uma cor associada também a causas ambientais e negócios como jardinagem ou golfe.

Cartões de Visita

CINZENTO

Cinzento é uma cor neutra, muito relacionada com tecnologia. É utilizado para representar negócios variados e, nos Cartões de Visita, é aplicado principalmente na informação secundária, permitindo realçar outras cores. O cinzento é uma cor masculina, que representa sobriedade e implementa harmonia na comunicação.

Estudo das cores

BRANCO

A cor da paz, da simplicidade e honestidade. O branco representa na perfeição negócios relacionados com consultórios médicos ou até mesmo limpezas, por simbolizar também harmonia e organização. Esta não é uma cor perfeita para ser usada sozinha, no entanto, e por ser bastante iluminada, funciona para realçar qualquer outra cor – pode usar branco como cor de fundo dos seus Cartões de Visita.

Cartões de Visita

PRETO

Muito associado à elegância e sofisticação, é uma cor que cria um impacto forte, eleita para marcas de luxo ou serviços premium principalmente direcionados para o público masculino. Se quer transmitir uma sensação de exclusividade, o Preto é a escolha certa. Como cor neutra, funciona bem em conjugação com outras cores para permitir o realce de informação.

 Psicologia das Cores

Resumidamente, na aplicação das cores para Cartões de Visita, não se esqueça de se focar no público alvo, objetivo da comunicação e sensações que pretende suscitar. As cores são mais um aliado na eficácia da sua comunicação: tenha em conta estas dicas e garanta o sucesso da sua empresa ao entregar Cartões de Visita.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *