Gestão & Negócios

5 Materiais de Comunicação para Feiras e Exposições

A época de Verão é altura mais propícia à realização de eventos e ações promocionais e é importante que esteja preparado com os melhores materiais de comunicação para feiras e exposições, que lhe vão dar destaque face à concorrência.

A participação da sua empresa em eventos, é essencial para alcançar os seus objetivos e angariar potenciais novos clientes. Leia o artigo que se segue para ficar a saber mais sobre o que é um stand, como fazer uma comunicação eficiente e como preparar o seu espaço.

exposições

O que é um Stand?

Um stand, palavra proveniente do inglês, é um espaço que uma marca ou empresa pode ocupar num evento, exposição ou feira e no qual apresenta os seus produtos e serviços. Para além disso é o espaço identificativo da empresa, dentro do evento, onde esta recebe visitantes, faz demonstrações e até negócios comerciais.

Para ter uma área de exposição com sucesso, esta deve ter um design chamativo e uma boa organização dos produtos, de modo a que os visitantes se sintam atraídos pelo espaço e possam percorre-lo.

Materiais de comunicação para feiras e exposições

Como expor produtos em Feiras

Um dos principais objetivos de um stand é complementar a estratégia comercial de uma marca ou empresa. Por isso, o design do espaço deve refletir os objetivos comerciais e estar alinhado com a imagem do seu negócio.

No momento de fazer a organização do seu stand, deve ter em conta o comportamento que o visitante vai ter ao interagir com o seu espaço:

  1. O visitante começa por observar o espaço e procurar o produto ou serviço de que necessita.
  2. Numa segunda fase, o cliente solicita informação básica: é aqui que percebe se se identifica ou não com a sua empresa, por isso, prepare a sua exposição tendo em conta o conforto e incluindo as cores do seu logótipo, para que fiquem na memória.
  3. O visitante pode pedir uma demonstração do produto. Tenha consigo todo o material necessário, de uma forma prática e acessível, para que não hajam contratempos.
  4. Finalmente, o potencial cliente decide se quer adquirir o seu produto ou serviço. É importante incluir no seu espaço dispositivos que lhe permitam guardar dados acerca dos clientes que o visitam, para posteriormente poder dar um apoio personalizado, ou entrar em contacto com clientes que mostraram interesse no produto, mas não finalizaram a compra.

Materiais de comunicação

Materiais de Comunicação para Feiras e Exposições:

Se não sabe que tipo de materiais de comunicação para feiras  e exposições deve apresentar no seu espaço de exposição, deixamos-lhe aqui algumas ideias de produtos para exposição, em que pode escolhe o que melhor se adequa ao seu negócio:

  • Cartões de Apresentação: Os cartões vão ser os seus aliados para qualquer tipo de evento, uma vez que são entregues de uma forma simples e direta. Para além disso, são fáceis de guardar na sua carteira, para que os tenha sempre consigo. Inclua dados essenciais como: telefone, morada, cargo e logótipo da sua empresa.
  • Flyers: Este material é indispensável na sua área de exposição, onde pode incluir ofertas ou descontos especiais que esteja a promover ao longo do evento.
  • Folhetos Dípticos ou Trípticos: Os folhetos permitem-lhe colocar mais informação acerca dos seus produtos ou serviços, para que os clientes tenham uma ideia mais clara e detalhada da sua gama. Inclua apenas o texto mais relevante e aposte nas imagens representativas.
  • Pastas: Imprima pastas personalizadas com o logótipo da sua empresa, morada e contacto. Cada vez que um visitante mostre peça um orçamento, ou outro tipo de documento, entregue-o dentro de uma pasta, para transmitir maior profissionalismo.
  • Autocolantes: Diferencie-se na concorrência e imprima autocolantes com um design criativo ou o logótipo da sua empresa e ofereça-os nos dias do evento. Assim, vai criar uma maior empatia com os potenciais clientes e transmitir uma imagem inovadora.

 Comunicação para Feiras e Exposições

 

Criar um stand criativo depende muito da área do seu negócio e dos seus objetivos. De qualquer forma, deve sempre tentar criar um ambiente convidativo para que as pessoas se sintam à vontade e queiram entrar no seu espaço. Idealize uma área de exposição com cores que se relacionem com o seu logótipo, utilize formas criativas para construção do stand e garanta que o mobiliário se adequa e relaciona com o espaço.

Agora que já conhece os materiais de comunicação para feiras e exposições, tem todas as ferramentas para ter êxito na sua próxima participação num evento, exposição ou feira, aproveite para fazer algo diferente e inovador!

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *