Algumas empresas ou negócios não apresentam uma identidade corporativa definida e muito menos tem um Manual de Identidade Visual. No entanto, estes são elementos essenciais para ser bem sucedido no mundo dos negócios, e é por isso que lhe vamos explicar como fazer um Manual de normas de Identidade Visual.
Para começar, deve saber que a sua marca é muito mais que um logótipo que aparece na sua publicidade. A sua marca é composta por diferentes elementos como: valores, missão, identidade visual, posicionamento, entre outros.
Fazer um Manual de Identidade Visual vai ajudá-lo com a organização de uma identidade gráfica da sua marca. Isto não significa que o resto dos elementos não sejam importantes, uma vez que todos se complementam para chegar ao resultado final.

Comece por definir aquilo que pretende representar com a sua marca e defina os valores que vai representar. Para o ajudar, veja o nosso artigo sobre Como criar um Branding para dar Personalidade à sua Marca e siga as nossas dicas.
Existem diversas dúvidas em relação ao Manual de Marca e muitas empresas não conhecem a sua importância. A verdade é que o Manual de Identidade Visual não é apenas importante para as grande empresas, mas é um requisito que todas as empresas devem cumprir independentemente da sua magnitude.
De seguida, respondemos-lhe a outras questões acerca do Manual de Identidade Corporativa:
O que é um Manual de Marca?
Um Manual de Identidade Visual refere-se ao documento onde é especificado quais os elementos gráficos que constituem a imagem corporativa de uma empresa e como estes devem ser utilizados, seja de uma forma online como offline.
A extensão deste livro pode variar segundo as especificações de cada empresa, pode ser desde apenas uma página até um livro inteiro.

A importância de ter um Manual de Normas de Identidade Visual
Ter um Manual de Identidade é importante, uma vez que é lá que são estipuladas e detalhas as medidas e normas da imagem corporativa da sua empresa. Para além disso, o Manual será a melhor ferramenta para gerir qual a melhor forma de reproduzir a sua marca quando necessitar de a reproduzir em qualquer contexto.
O Manual de Identidade Visual vai fazê-lo poupar tempo e terá total coerência em tudo o que refira a sua marca. Independentemente de onde faça publicidade, ou quem utilize a sua marca, saberá sempre a forma correta de utilizar a sua imagem e pode garantir que tudo fica na mesma linha de comunicação.
Elementos que deve ter em conta para fazer um Manual de Identidade Visual
- Logótipo: dentro deste manual deve especificar todos os elementos no briefing que foi elaborado para definir o logótipo final. Isto será a base principal para definir as restantes regras do manual.
- Cores e fontes corporativas: defina as cores que se podem aplicar no seu logótipo, faça diversas variações de cores- tanto a preto e branco como a cores. Para além disso, defina se o logótipo pode sofrer variações de cor ou de elementos. Deve igualmente especificar que fontes ou tipografia fazem parte das variações do seu logótipo.
- Elementos gráficos extra: este é um ponto que nem todas as empresas incluem no momento de fazer o seu Manual de Identidade Corporativa. Refere-se aos padrões, ícones ou fotografias que se podem definir para criar fundos, expressar várias ideias ou incluir fotografias que variam com o logótipo.
- Papelaria corporativa: Relembre-se que para ajudar no êxito da sua empresa deve ter todos os seus materiais impressos com o logótipo, por isso, é de grande importância que no Manual esteja definido como se utilizará o logótipo nos diferentes materiais ao realizar um design específico para impressão.
- Usos incorretos: Deve também deixar claro como e onde não se deve utilizar a imagem da sua empresa. Isto irá garantir que o seu logótipo não é deformado ou aplicado de forma a mudar a imagem da marca.

Relembre-se que, quanto mais detalhado for o seu material, menos são as possibilidade de existirem erros na divulgação da sua marca. Para saber como fazer um Manual de Identidade Visual, também é bom que reúna uma equipa de trabalho com designers, para garantir que o seu Manual é o mais completo possível.
Agora apenas tem que levar a cabo todos estes passos e começar a criar o seu Manual de Identidade Visual que irá ajudar a sua empresa a crescer no caminho do sucesso.