Saber orientar e apoiar os colaboradores, ao mesmo tempo que os motiva, vai garantir um bom funcionamento do seu negócio e seguir no caminho do sucesso. Para uma boa Gestão de Equipas, um líder deve ter determinadas características que vão influenciar a união e organização das suas equipas.
Antes de mais, é importante perceber que ser um líder não é um sinónimo de chefe. Liderar implica fazer parte da equipa, conhecer os seus colaboradores e vê-los como parte fundamental da empresa. Continue a ler o artigo para ficar a saber mais sobre o que necessita para criar equipas de sucesso!
Características de um bom líder na Gestão de Equipas
Para se tornar num bom líder, existem características fundamentais para que a sua equipa de trabalho tenha sucesso nos projetos a que se dedicam. Gerir equipas é uma tarefa exigente e por isso é tão importante perceber as ferramentas necessárias para ter sucesso.
- Força
Força não significa força física, refere-se a força mental e emocional. Se quer ser um bom líder, deve transmitir essa força que lhe vai permitir influenciar os outros. Apenas um líder forte é capaz de transmitir confiança e fazer com que os outros acreditem nele.
- Empatia
Criar empatia é fundamental para o bom relacionamento com as suas equipas. Ter a capacidade de se colocar no lugar dos outros é uma tarefa difícil, mas fundamental para construção de boas relações. Faz parte das funções do líder perceber as capacidades e dificuldades de cada colaborador e o que está a exigir de cada um.
- Inteligência Emocional
Saber gerir emoções e sentimentos é uma das características fundamentais de um líder. O líder tem de saber tomar decisões de uma forma consciente e assumir responsabilidades. Fazer gestão de equipas, implica lidar com pessoas com diversas personalidades, por isso, é necessário ser capaz de perceber emoções e comportamentos do outro, e saber agir em conformidade.
- Exemplo
Característica fundamental para qualquer líder: ser o primeiro a fazer aquilo que espera dos outros. Dar o exemplo é essencial para que os seus colaboradores o queiram seguir, e se sintam parte da equipa, ao mesmo tempo que vai transmitir confiança.
- Ação/ Capacidade de decisão
Na liderança e gestão de equipas é essencial ser capaz de fazer aquilo a que se propõe. Passar as ideias para a realidade, tomar decisões e agir. Um bom líder tem que ser capaz de tomar uma decisão, medindo os prós e contras, e responsabilizar-se pela sua escolha. Para além disso, é essencial ter esta capacidade de ação, evitando incertezas e indecisões, que em nada contribuem para o sucesso da empresa.
- Confiança
Um bom líder de equipas deve ter confiança em si próprio, ao mesmo tempo que deve transmitir segurança. Ao fazer isto, vai transmitir motivação e segurança aos seus colaboradores, gerando um ambiente positivo para a empresa. Um funcionário confiante e motivado vai, com certeza, empenhar-se no seu trabalho e ter interesse em apoiar o trabalho em equipa.
Entenda que o sucesso de uma equipa está dependente de uma boa liderança e por isso todas estas características são tão importantes. Agora que já tem todas estas dicas, comece a por em prática esta gestão de equipas e torne-se um líder de sucesso. Verá que os resultados vão ser positivos, tanto para o ambiente de trabalho como para o crescimento do negócio!