Sabia que o Google regista mais de 100 mil milhões de visitas por mês? Este é o maior motor de pesquisa e um dos maiores aliados das empresas no online. Por isso, as ferramentas Google são tão importantes para ajudar a promover o seu negócio online gratuitamente.
Conheça estas ferramentas, essenciais ao marketing digital, neste artigo.
Google My Business
Esta é uma ferramenta Google básica para qualquer empresa. É especialmente importante para negócios pequenos e locais, porque coloca a empresa no Google Maps – usado como GPS por muitas pessoas.
Imagine que um potencial cliente procura pelo seu serviço (de forma genérica) no Google e encontra-se geograficamente muito próximo do seu negócio. O Google vai apresentá-lo nos primeiros resultados de pesquisa, através do Google My Business, a este potencial cliente. Completamente gratuito e muito eficaz. Nesta ferramenta pode incluir horários de funcionamento, localização exata e contactos.
Google Trends
O Google Trends é uma importante ferramenta de marketing digital e de conteúdo. Tal como o nome indica, neste instrumento encontra tendências, as palavras-chave mais pesquisadas no Google em determinada data. Ao pesquisar por termos relacionados com o seu negócio, perceberá se as pesquisas têm aumentado ou diminuído.
Por outro lado, aqui pode encontrar ideias para adaptar o conteúdo que disponibiliza no website do seu negócio, através do volume das palavras-chave. É também crucial para comparar o sucesso das palavras, de acordo com as tendências. Por exemplo: carro ou automóvel? Escolher as palavras certas é o primeiro passo para o sucesso com a Otimização para os Motores de Pesquisa (SEO).
Planeador de Palavras-Chave do Google
Algo semelhante à ferramenta anterior, esta é inteiramente dedicada ao volume das pesquisas por palavras-chave. Apesar de ser gratuita, está integrada no Google Ads – plataforma de anúncios. De qualquer forma, pode usufruir da informação gratuitamente e ficar com uma ideia de como anunciar no Google, se quiser, mais tarde, investir nessa solução.
Google Analytics
O que é o Google Analytics? É o melhor amigo de qualquer website. É nesta plataforma que encontra todas as métricas relativas ao seu website: origem, quantidade e duração de acessos, toda a informação relativa aos visitantes e respetivo comportamento dentro do website.
No fundo, o Google Analytics permite-lhe tirar conclusões sobre o funcionamento do seu website e que tipo de performance está a ter na concretização dos objetivos do seu negócio online. Apesar de ser bastante intuitiva, pode encontrar online vários vídeos tutoriais de como usar o Google Analytics.
YouTube
O YouTube pertence à empresa Google e é um importante aliado do motor de pesquisa. Ele próprio é um de motor de pesquisa – o segundo maior do mundo, a seguir ao Google.
Conteúdos em vídeo são bastante importantes para os negócios online, porque são mais apelativos, mais esclarecedores (porque utilizam som, imagem e texto), de fácil consumo e bastante partilháveis.
Muitas vezes os primeiros resultados de pesquisa no Google são conteúdos publicados no YouTube. Esta pode ser uma estratégia interessante para divulgar a sua empresa no Google.
Google Mobile-Friendly Test
Sabia que 60% das pesquisas feitas no Google são realizadas através de dispositivos móveis? É imprescindível que o seu website esteja preparado para esta realidade. O design responsive é um dos parâmetros mais valorizados, para aparecer nos primeiros resultados.
Por isso, o Google Mobile-Friendly Test ajuda-o a a perceber se o seu website é ou não compatível com dispositivos móveis. Se falhar no teste, faça, de imediato, as mudanças necessárias. Quem fica a ganhar é o seu website!
Google Chrome
Está a questionar-se como é que o browser pode ajudá-lo a promover o seu negócio online? É simples: através das extensões nele instaladas. Por exemplo, a SEO & Website Analysis permite-lhe obter instantaneamente um relatório sobre o desempenho SEO do seu website
E esta técnica aplica-se não só ao seu website como aos da concorrência – o que lhe permite ter uma noção mais clara do mercado e perceber em que pontos pode e deve melhorar.
Agora que conhece as ferramentas Google gratuitas disponíveis para promover o seu negócio online, explore todas as potencialidades deste gigante. Conheça também outras formas de tirar proveito da internet a favor do seu negócio.