Gestão & Negócios Marketing

Diferença entre logótipo e marca: Tudo o que precisa de saber

No mundo dos negócios, a imagem que transmite da sua empresa e as cores que utiliza para os eventos em que está presente são de extrema importância. Por isso, vamos mostrar-lhe a diferença entre logótipo e marca, para que possa criar, melhorar ou renovar a imagem da sua empresa já neste Verão!

É muito comum pensar-se que os termos “marca” e “logótipo” são a mesma coisa e, por isso, estas palavras acabam por ser usadas como sinónimos. No entanto, é importante perceber que apesar de se relacionarem bastante, tratam-se de conceitos diferentes.

O que é um logótipo?

Um logótipo é uma imagem, símbolo ou desenho que representa e identifica uma marca, o que não significa que o logótipo seja a marca da empresa. A maioria das empresas utiliza o seu logótipo em páginas Web, redes sociais ou em materiais impressos, tais como: brochuras, cartões de visita, cartazes, entre outros.

 Na prática, o logótipo é o símbolo gráfico que identifica a sua empresa ou um produto específico. O logótipo é o elemento mais importante para destacar a sua marca de todos os designs impressionantes que tentam captar a atenção do público diariamente.

 

Qual o significado de Marca? 

A Marca é um conjunto de variáveis que permitem identificar a empresa –  nome, termo, desenho ou características que a caracterizam e distinguem da concorrência. Por outras palavras, a marca é também aquilo que os seus clientes experienciam quando entram em contacto com o seu produto ou serviço.

diferença entre logótipo e marca

A marca pode também ser definida por uma combinação de atributos tangíveis ou intangíveis, que podem variar do nome até à publicidade realizada. Se fizer uma boa implementação da sua marca, vai conseguir motivar os clientes a preferir os seus produtos aos da concorrência.

Para implementar a sua marca com sucesso, deve ter em consideração os seguintes elementos:

  • Tenha um propósito. Por exemplo, um dos propósitos da Apple é: “Criar produtos com a melhor qualidade e deixar um mundo melhor do que aquele que encontramos”;
  • Conheça bem os produtos ou serviços que tem para oferecer;
  • Saiba quais são os objetivos e valores da marca;
  • Saiba exatamente quem é o seu cliente ideal.

Resumidamente, podemos dizer que a marca é a forma sensorial e visual como os clientes vão percecionar a sua empresa.

 

Verão é tempo de renovar!

 

Agora que sabe qual a diferença entre marca e logótipo, pode começar a criar ou renovar a sua imagem e aproveitar a energia do Verão. Esta é uma estação do ano em que muitas pessoas estão de férias e, por isso, dedicam mais tempo a atividades de lazer. Tenha em conta que, para algumas áreas de negócio, esta é uma das alturas com maior volume de vendas.

cartões de visita

É no Verão que a maioria das empresas aproveita para dar a conhecer a sua marca através de diferentes campanhas e atividades de marketing, por isso é tão importante, neste momento, já ter bem definido qual a sua marca e logótipo, assegurando o êxito dos meses de calor.

De seguida, damos-lhe algumas dicas para posicionar o seu negócio este verão, garantindo a divulgação da sua marca:

  • Utilize um design atraente, relacionado com a sua marca – uma boa opção pode ser imprimir autocolantes, um produto mais descontraído e original.
  • Se vai participar num evento de verão, seja um festival ou um evento profissional, prepare-se com brindes – canetas, t-shirts e chapéus são produtos que podem surpreender o seu público.
  • Faça uma promoção diferente e com um mote mais descontraído, para motivar os seus clientes a comprar. Uma boa opção é oferecer Cartões de Fidelização como recompensa por terem escolhido a sua empresa.

cartazes

Estando claro qual a diferença entre marca e logótipo, não pode perder a oportunidade de fazer algo diferente e captar mais clientes. Estamos a torcer para que corra bem!

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