Gestão & Negócios

Como fazer Branding para Restaurantes

Procura renovar a imagem do seu Restaurante ou pretende abrir o seu primeiro estabelecimento? Deve começar por conhecer as tendências de marketing para restaurantes, definir o seu público e criar uma estratégia de Branding para Restaurantes: para a criação de qualquer negócio, a definição do Branding certo é o suporte que vai garantir o sucesso!

Para perceber o que é o Branding para um Restaurante e como o implementar no seu espaço, continue a ler este artigo.

 O que é Branding para Restaurantes

 

Branding é um termo inglês, que surgiu da palavra Brand (marca) e que se refere à criação e gestão de uma marca. O Branding de Restaurantes, diz respeito a todo o trabalho que é feito em torno da imagem e comunicação que vai representar um estabelecimento. Esta análise é muito importante, principalmente logo desde o início da criação de marca, porque permite identificar os aspetos relevantes para obtenção de mais clientes para o espaço de restauração. No fundo, o Branding para um restaurante trata-se de uma estratégia definida para a captação de clientes.

Como fazer Branding para Restaurantes

Como fazer Branding para um Restaurante

 

As grandes marcas de restauração, que tem diversas filiais espalhadas pelo mundo- como é o caso cadeias das fast food- optam por idealizar estratégias de Branding para uniformização da imagem da marca. Para a criação de estratégia de marketing para restaurantes é necessário pensar na categoria de negócio (fast food, gourmet, fusão, comida regional, entre outros) e qual o público alvo e objetivos de crescimento.

De seguida, apresentamos-lhe os aspetos importantes a ter em conta no processo de construção ou renovação da imagem do seu negócio:

 

  1. Identidade Visual

A identidade visual vai definir o primeiro contacto do cliente com a sua marca: tenha principal atenção na escolha de cores para o seu logótipo e para o espaço do restaurante. As cores transmitem diversas sensações e podem influenciar o estado de espírito do seu cliente e, também por isso, o design do espaço deve ser pensado ao pormenor.

A tipografia utilizada em logótipos de Restaurantes, deve estar de acordo com a tipologia de negócio: escolha tipos de letra clássicos para restaurantes típicos ou gourmet, por exemplo. Se o seu espaço é pensado para um publico jovem e descontraído, opte por um tipo de letra moderno e atual. Deve sempre considerar um design simples e apelativo.

Branding para Restaurantes

  1. Defina os valores da marca

Dentro do universo da restauração, existem várias possibilidades de posicionamento – desde restaurantes que se focam na qualidade da refeição, aos que se fazem representar pela rapidez do serviço ou os que se diferenciam pelo tipo de oferta gastronómica. Idealize três características que gostaria de destacar no seu serviço e defina valores de marca que podem representar qualidade, rapidez, preocupação ambiental, comida regional, vegetariano, biológico, entre outros.

Branding de Restaurantes

  1. Conheça os seus clientes

É comum dizer-se que “os clientes são a alma do negócio” e faz todo o sentido que assim seja: são os clientes que vão definir o sucesso do seu restaurante. Garanta que conhece o tipo de público que frequenta ou vai frequentar o seu restaurante e assegure-se que corresponde ao que eles procuram.

Se o público do seu restaurante são trabalhadores com um horário de refeição limitado, garanta que o seu serviço é rápido e eficiente. Para clientes que procuram um espaço tranquilo e relaxante, certifique-se que o seu espaço é confortável e acolhedor.

imagem do seu Restaurante

  1. Transmita uma experiência

Cada vez mais os clientes optam por se descolar a um restaurante não apenas para uma refeição, mas também uma por uma experiência. Desde a decoração do espaço ao atendimento personalizado, o restaurante deve promover momentos únicos e diferenciadores.

Veja alguns exemplos de como pode melhorar a experiência no seu restaurante:

  • Inclua espaços de lazer com sofás e livros, para que os seus clientes esperem confortavelmente por uma mesa livre, enquanto tomam uma bebida.
  • Crie um pequeno espaço de souvenirs em que o cliente pode comprar artigos relacionados do seu restaurante: garrafas de vinho, temperos exclusivos ou até artigos personalizados com a sua marca.
  • Inclua um espaço para crianças com jogos e atividades didáticas, para entreter os mais pequenos e permitir também um momento descontraído aos pais.

logótipos de restaurantes

Utilize estas dicas para repensar a sua imagem e garanta que se diferencia da concorrência, com uma estratégia de Branding para Restaurantes bem definida. Estamos a torcer pelo seu sucesso!

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *