Design

Bleed: Sangria e Margens de Impressão

Quando falamos de design ou impressão é muito comum deparar-se com o termo Sangria ou Bleed, mas nem todos sabem exatamente do que se trata. A Sangria é uma das margens de um ficheiro, essenciais para garantir que o seu documento fica perfeito, sem perder informação ou formatação após a impressão e corte.

Leia este artigo para ficar a saber mais sobre margens de impressão, o que é a Sangria e como fazer Sangria num documento para garantir uma correta impressão dos seus produtos!

 

Margens de Impressão

Antes de mais, deve saber que o Bleed ou Sangria, faz parte das 3 margens que deve respeitar ao criar um design para impressão:

  • Margem de Segurança: Todo o conteúdo importante deve estar dentro destas linhas: texto, logótipo e contactos. Vai garantir que não perde nenhuma informação importante.
  • Margem de Corte: Linha que delimita a zona onde o produto será cortado.
  • Margem de Sangria: Linha até onde deve ampliar o fundo do seu design, para garantir que o produto final não fica com margens brancas.

 Bleed

 

O que é Sangria ou Bleed

O termo Sangria surgiu do inglês Bleed (que significa sangrar), é um termo utilizado no design e diz respeito a uma margem extra de um documento que é enviado para impressão. Para proteger os elementos junto às margens, é necessário sangrar o documento. Essencialmente, trata-se de uma extensão do fundo do ficheiro, de forma a ultrapassar as margens de segurança e corte, garantindo que o design fica intacto após impressão e corte.

Margem de segurança

Como fazer Sangria de um documento

Sangrar um documento é, no fundo, fazer uma ampliação do design. Na 360imprimir, aconselhamos uma margem de Sangria de cerca de 2mm em redor de todo o documento:

Imagine, por exemplo, que vai imprimir um Flyer de dimensões 10 x 21 cm – caso produza um design exatamente com essas medidas, é muito provável que o produto final inclua uma pequena marca branca em redor. Deve prolongar o fundo do seu documento, por mais 2 mm (10,2 x 21,2 cm), para proteger o design e garantir um Flyer com a medida desejada.

Bleed em Word

A sangria pode ser feita em qualquer software, como Word ou outro que sirva para criar os seus designs, apenas necessita de definir as margens corretas no seu ficheiro. Caso tenha dúvidas na definição das marcas de corte, segurança e sangria de um documento, no site da 360imprimir existem Modelos preparados para todo o tipo de produtos e diversos softwares. Basta descarregar o Modelo, editar o seu design e retirar todas as marcas de impressão.

No canal de Youtube 360imprimir Portugal pode encontrar vários vídeos que o vão ajudar a criar os seus materiais de comunicação. Veja o tutorial para aprender a fazer Sangria no Word:

Agora que já sabe o que é Sangria conhece a importância de cumprir as margens de impressão, pode garantir que não tem mais problemas na produção nos seus documentos. Não perca a oportunidade de replicar os seus designs em produtos para o seu negócio!

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *