Design Marketing

Bancos de imagens: o que são e como utilizar

Sabe como aproveitar um banco de imagens na criação dos seus conteúdos e conhece os direitos exclusivos sobre o uso, disposição e exploração das imagens disponíveis nestes bancos?

As imagens de qualidade fazem toda a diferença no marketing e publicidade, tanto nos meios online como offline. Saber utilizar um banco de imagens grátis da melhor forma é importante para o sucesso da sua estratégia de marketing.

Neste post aparentamos-lhe os melhores bancos de imagens onde pode encontrar material profissional e de alta resolução, pronto para fazer o download. Para além disso, explicamos-lhe tudo o que precisa de saber para não ter problemas legais no futuro. Continue a ler!

O que é um banco de imagens?

Os bancos de imagens são páginas online que armazenam arquivos de imagens como ilustrações, desenhos, fotografias, vetores ou infografias relacionadas com temas concretos. São muito utilizados por fotógrafos, artistas plásticos, ilustradores, designers e outros profissionais criativos para comercializar e distribuir as suas obras.

Existe uma grande diversidade de bancos de imagens disponíveis na Internet, pagos ou gratuitos, e com diferentes tipos de licenças- das quais falaremos ao longo deste artigo.

imagens

Para que serve um banco de imagens?

A pesquisa por imagens nos bancos tem, geralmente, um objetivo profissional. A grande maioria das páginas online, redes sociais e até materiais impressos exigem imagens originais de grande qualidade e resolução.

Os bancos de imagens contam com milhões de obras carregadas pelos próprios autores, geralmente, profissionais ou especialistas. Por isso, dificilmente encontrará uma imagem de má qualidade.

Tanto para redes sociais, blog posts, landing pages, ebooks, infografias ou até jornais online o aspeto visual é um dos fatores que mais contribui para resultados positivos na estratégia de comunicação.

A maioria dos bancos de imagens permitem ao utilizador comprar as obras diretamente ao seu proprietário (fotografo, artista ou designer), ou comprar diferentes pacotes que permitem descarregar uma determinada quantidade de imagens por mês. Neste caso, são comprados os direitos de reprodução e uso correto da imagem.  Por outro lado, existem bancos gratuitos e de domínios públicos, que possibilitam descarregar as imagens sem restrições de uso.

imagens grátis

Como funcionam as licenças das imagens?

Ao pesquisar imagens nos bancos, é possível escolher imagens gratuitas, mas isto não significa que elas sejam livres de direitos. Saiba que ao descarregar imagens do Google Imagens ou copiar de algumas páginas web, também pode estar a cometer uma infração de direitos de autor.

As regras de utilização de imagens podem ser mais ou menos restritas, dependendo do tipo de licença. É por isto que, se o seu conteúdo requer o uso de fotografias e imagens, é importante estar informado sobre o funcionamento e regras de propriedade intelectual, de forma a evitar futuros problemas legais.

Copyright

O Copyright existe a partir do momento da criação da imagem e não exige nenhum tipo de inscrição ou registo prévio. É identificado pelo símbolo ©, que indica que o trabalho está protegido na sua totalidade e pertence ao autor ou ao comprador, no caso de a obra estar à venda.

Copyright

Domínio Público

As imagens de domínio público tratam-se de obras para as quais o período de proteção de direitos autorais terminou. Ou seja, estão livres de legislação e podem ser distribuídas, utilizadas e adaptadas sem reconhecimento de autor, gratuitamente e para o fim que desejar.

Creative Commons

As licenças de Creative Commons (CC) são as mais populares na Internet. Surgem de uma organização sem fins lucrativos em 2001, com o objetivo de promover diferentes trabalhos através de licenças mais flexíveis que permitem um maior alcance. Existem 4 tipos de licenças CC que concedem direitos básicos:

Atribuição: A imagem pode ser copiada, distribuída e exibida, desde que sejam atribuídos os créditos devidos ao autor.

NãoComercial: A utilização da imagem é limitada a fins não comerciais.

SemDerivações: O uso autorizado da imagem não permite modificações para a criação de um trabalho derivado.

CompartilhaIgual: O uso autorizado permite a criação de trabalhos derivados, desde que se mantenha a mesma licença para as novas criações.

Por sua vez, podem resultar em 6 diferentes combinações:

  • Reconhecimento
  • Reconhecimento- CompartilhaIgual
  • Reconhecimento- SemDerivação
  • Reconhecimento- NãoComercial
  • Reconhecimento- NãoComercial- CompartilhaIgual
  • Reconhecimento- NãoComercial-SemDerivações

Para saber que direitos uma imagem tem, deve procurar essa informação dentro dos bancos de imagens, geralmente em separadores como Termos e Condições, Condições de Utilização, Informação de Licenciamento, Informação sobre licenças de Uso, etc.

10 bancos de imagens Gratuitos

Existem vários bancos de imagens grátis, onde apenas tem de pesquisar a imagem que pretende e fazer o download. Para facilitar a sua pesquisa, deixamos-lhe aqui uma lista daqueles que recomendamos:

  1. Pexels.com

Este site conta com uma ampla comunidade de fotógrafos que partilham as suas imagens de domínio público e que podem ser utilizadas para qualquer objetivo- podem ser modificadas, copiadas e replicadas sem restrições.

imagens free

  1. Pixabay.com

O Pixabay permite-lhe encontrar fotos, imagens vetoriais, ilustrações e até vídeos que pode utilizar gratuitamente. Todo o material nesta página é de domínio público.

fotos grátis

 

  1. Stockpic.com

Este é um banco bastante completo e com imagens de muita qualidade. Tem diversas categorias como animais, arquitetura, comida ou natureza. As imagens stockpic tem licença Creative Common de domínio público com uma única limitação: podem ser utilizadas para qualquer fim, mas não podem ser redistribuídas.

alta resolução

  1. Stocksnap.io

O Stocksnap é uma plataforma de imagens gratuitas bastante completa. O seu sistema de pesquisa utiliza palavras chave para encontrar os temas que vão de encontro ás suas necessidades. As imagens são de domínio público.

baixar

  1. Gratisography.com

Este banco de imagens é bastante recente, mas já conta com bastantes imagens criativas e de alta qualidade. Todas elas estão disponíveis para qualquer tipo de uso, livres de restrições. O site foi fundado por Ryan Macguire, um fotógrafo profissional, que cria impressionantes edições nas suas imagens e efeitos visuais muito próprios do seu estilo.

comercial

  1. Lifeofpix.com

O Lifeofpix, é semanalmente atualizado com imagens de extrema qualidade. É possível encontrar imagens profissionais de todo o tipo, apesar de serem predominantes imagens relacionadas com paisagens e natureza. Todo o material disponível é de domínio público.

Banco de imagens

  1. Mmtstock.com

Lançado em 2014 pelo fotógrafo Jeffrey Betts, o MMT oferece imagens para uso comercial. Novas fotos grátis e de qualidade, relacionadas natureza e arquitetura são publicadas a cada semana, todas abrangidas pela lei do domínio público. 

free

  1. Magdeleine.co

Neste banco de imagens grátis encontra uma variedade de fotos de alta resolução, que vão desde natureza, cidades, pessoas, entre outros. A grande maioria das imagens são de domínio público, apenas algumas requerem referência ao autor. 

grátis

  1. Unsplash.com

Este banco de imagens tem algumas das mais bonitas imagens disponíveis na internet. Todas estas fotos grátis são completamente livres de direitos de ator- podem ser copiadas, adaptadas e redistribuídas para qualquer tipo de utilização. Existe ainda a opção de subscrição da newsletter para receber 10 novas imagens a cada 10 dias. 

sites

  1. Cupcake.nilssonlee.se

Este é um banco de imagens original, desenvolvido pelo profissional Jonas Nilsson Lee, e compila os melhores materiais do autor. “Imagens originais grátis para utilizar como quiser” é a mensagem de boas vindas do site. 

Bancos de Imagens grátis

5 bancos de imagens pagos.

Embora existam muitas opções de bancos de imagens grátis, os bancos de imagens pagos são também muito completos e permitem-lhe ter acesso a imagens exclusivas. Deixamos aqui uma lista dos principais:

  1. Gettyimages.es

Este é um dos mais famosos bancos de imagens, também porque possui uma das mais completas coleções de imagens e vetores de toda a Internet.

estratégia de marketing

  1. Stock.adobe.com

Adobe Stock é o banco de imagens pagas da Adobe, que apresenta uma interface simples e bastante intuitiva. Este site está organizado por diversas categorias que disponibilizam imagens, vetores, vídeos e templates.

vetores

  1. Shutterstock.com

Muito popular entre profissionais de marketing digital, Shutterstock apresenta milhares de fotografias em alta resolução. Na sua galeria também se encontram vídeos, ilustrações e vetores. 

ilustradores

  1. Bigstockphoto.com

O Bigstock é um banco de imagens bem organizado por categorias, disponíveis na parte inferior da sua página principal. Nele encontras uma variedade de imagens, vetores, fotografias e vídeos.

fotografias

  1. Canstockphoto.com

Este banco de imagens foi desenvolvido por uma empresa canadiense e traz milhares de opções de imagens em alta resolução. Também o Canstock oferece ilustrações, fotografias e vetores.

bancos de imagens disponíveis na Internet

Agora que já sabe mais sobre bancos de imagens e como pode utilizá-los respeitando as licenças exigidas, aproveite todo o potencial das imagens de qualidade nos seus projetos. Neste artigo tem uma excelente lista de opções, que pode consultar sempre que necessitar ou até mesmo guardar nos seus favoritos!

Este artigo foi escrito por Marketing de Conteúdos, Rock Content.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *