Design Materiais impressos

Indústria Gráfica: Diferentes tipos de impressão

Existem diversos materiais impressos e com grande diversidade de características, que podem ir desde dimensões, formato, quantidade até ao acabamento. É para contemplar esta demanda de opções, que existem também diversos tipos de impressão.

Dada a dimensão e complexidade da indústria gráfica, preparamos este artigo para lhe dar a conhecer um pouco sobre diferentes processos, desenvolvidos para impressões com detalhes ou para materiais mais específicos.

Tipos de impressão utilizados na indústria gráfica

Os processos de impressão digital e offset são dos tipos de impressão gráfica mais comuns na indústria, pela sua boa relação entre eficiência e qualidade. Aqui apresentamos-lhe outros processos, utilizados para determinadas necessidades, para perceber como são produzidos os seus brindes publicitários e outros materiais impressos com que contacta no seu dia-a-dia.

Impressão Rotogravura

É um tipo de impressão que utiliza vários cilindros com pequenas perfurações que pressionam a tinta no papel, facilitando a impressão frente e verso numa única operação. Também por utilizar diversos cilindros em simultâneo, a impressão Rotogravura é um método bastante rápido e que permite reproduzir grandes quantidades.

Este é um processo muito utilizado na tiragem de grandes jornais, que imprimem milhares de exemplares por dia, pela sua rapidez e eficiência na organização dos materiais finalizados- estes já saem cortados e dobrados. É ainda utilizado para impressões em tecidos e superfícies plásticas.

impressão rotogravura

Serigrafia

A Serigrafia, também designada por Silk- screen é um processo de estampagem através de uma tela, no qual é aplicada a tinta que é posteriormente forçada para a superfície do material, posicionado abaixo da tela.

Para cada cor da impressão é utilizada uma matriz diferente, o que resulta numa impressão com forte tonalidade de cor e textura. Ao mesmo tempo, é uma técnica bastante versátil, que permite produzir tons subtis e esbatidos, com densidade reduzida.

Este é o processo utilizado principalmente em brindes para produção em grandes quantidades como camisolas, cartazes e canecas.

tipos de impressão

Tipografia

Método de impressão de texto físico ou digital, que consiste na utilização de tipos de letras. Na Tipografia, as letras são peças individuais, posteriormente configuradas em conjuntos para formar cada palavra.

As fontes tipográficas são escolhidas com base no assunto e objetivo do texto, uma vez que cada uma transmite diferentes interpretações e pode influenciar a legibilidade do texto.

tipos de impressão gráfica

Tampografia

A tampografia é o processo que permite a impressão em todo o tipo de superfícies, com diferentes formatos e relevos. Consiste na transferência da imagem para o material através de uma peça de silicone, designada de tampão, que se molda à forma do objeto a estampar.

Pela sua facilidade de adaptação, é muito utilizado em vários brindes, geralmente de pequeno formato, como canetas, canecas e porta-chaves.

Processos de impressão

Cada vez mais, é possível produzir materiais com melhor qualidade, em grande escala e em menos tempo devido ao crescente desenvolvimento da indústria gráfica e constante aposta no melhoramento dos vários tipos de impressão. Na 360imprimir pode também simplificar o processo de compra e ter os seus materiais impressos de uma forma ainda mais fácil.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *