Design Marketing

Tipos de design: Principais formas e aplicações

O design está presente em praticamente tudo o que utilizamos no nosso dia-a-dia. Seja nos telemóveis, nos carros, nos computadores, na televisão ou nas embalagens. Existem por isso diversos tipos de design e também designers especializados em cada um deles.

A maior parte dos trabalhos de design são feitos através de softwares gráficos, que exigem profissionais com conhecimento aprofundado de cada um deles. Todos os profissionais de design têm de ter conhecimentos teóricos sobre aspetos como a tipografia, semiótica, ergonomia visual, teoria da comunicação e teoria da cor.

Diferentes Tipos de Design

 Design gráfico

O design gráfico consiste na criação de componentes visuais, com diferentes objetivos. Este tipo de design pode dividir-se em várias áreas técnicas:

  • Tipografia: criação de estilos para fontes tipográficas e na composição de um texto para impressão física. A composição tipográfica tem como objetivo criar uma imagem visual envolvente, que atraia o leitor para o texto.
  • Diagramação: consiste em dispor os elementos gráficos, num espaço limitado de uma página que vai ser impressa seja ela um flyer, um jornal, uma revista entre outros. Neste processo são consideradas as normas de hierarquização de informação e a estética visual.
  • Ilustração: a ilustração é a arte de criação de imagens utilizadas para acompanhar um texto, ajudar a interpretá-lo ou para acrescentar informação. Mas, também pode ser utilizado para simplesmente decorar um texto. Este termo é usado normalmente para se referir a desenhos, fotografias, pinturas etc.
  • Infografia: Um dos elementos mais utilizados nas várias vertentes do design são os infográficos. Os infográficos conseguem passar uma mensagem de uma forma simples e eficaz sem que os consumidores percam muito tempo a reter a informação da mesma.

Design de Comunicação

O design de comunicação procura inspirar e despoletar uma ação no cliente. E feito com uma ótica comercial e procura fomentar o desejo de compra. Este tipo de design está altamente relacionado com vídeos, música, publicidade entre outros. O termo design de comunicação é geralmente usado como sinónimo de comunicação visual, mas este abrange todos os meios envolvidos no processo de comunicação.

O Design de Comunicação está diretamente ligado ao Branding, que diz respeito à criação da identidade visual de uma marca – desde o seu nome, logótipo ou símbolos que representam um determinado negócio.

design de comunicação

Eco design

O eco design é uma vertente do design tradicional. Este, integra critérios para que seja reduzido o impacto ambiental em todo o processo de desenvolvimento e no ciclo de vida de um produto. Utiliza materiais que apoiam a sustentabilidade e de reduzido impacto ambiental.

eco design

Web Design

O web design consiste na criação de websites e qualquer tipo de documento disponível na web. Este tipo de design tenta encontrar um equilíbrio entre estética e funcionalidade, focando-se cada vez mais na experiência do utilizador, garantindo uma navegação intuitiva e relevante nas páginas web.

web design

Design Visual

O design visual atua em todo o tipo de suportes de comunicação visual. Esta terminologia abrange todas as especializações que existem no design, assim como o próprio design gráfico e design de comunicação.

Infográficos: O que é um infográfico, tipos de infográficos e aplicações infográficas

 

Um infográfico é na sua generalidade uma compilação de informações suportadas por várias imagens, palavras-chave ou ícones. Estes agrupam textos e ilustrações para simplificar a mensagem que queremos transmitir ao público-alvo.

Existem vários tipos de infográficos, estes nem sempre seguem um padrão e tentam ser o mais dinâmicos possível, para todo o tipo de comunicações:

  • Infográfico Estático: Este é tipo de infográfico mais comum. É utilizado em várias páginas web assim como em jornais, revistas ou até mesmo anúncios. Está focado nas informações visuais e serve para complementar textos que sejam curtos ou que estejam a dar uma explicação.
  • Infográfico Informativo: É o tipo de infográfico mais utilizado para se quiser comunicar algo específico ou um novo conceito para que desta forma dê uma visão geral de um certo tópico.
  • Cronogramas: A maneira mais eficaz de visualizar um espaço temporal, seja a cronologia de evolução de uma empresa, de um produto entre outros. São utilizados para destacar datas importantes ou para fornecer uma síntese de eventos.
  • Infográfico Geográfico/Mapas: São os infográficos recomendados para aqueles que querem comparar características e dados de diferentes pontos geográficos.
  • Infográfico de Processos: Os infográficos de processos servem para realçar pontos no tempo para que desta forma se forneça um resumo ou uma visão geral das etapas de um certo processo para que o utilizador fique esclarecido passo a passo.
  • Currículo Infográfico: Com a necessidade de se destacar dos outros, é comum apostar-se em currículos criativos, de forma a se destacar dos restantes candidatos, O formato infográfico é uma forma diferente e criativa de se apresentar e dar destaque a características específicas para uma determinada oferta de emprego. Desta forma, os empregadores retêm as informações que lhes são fornecidas de uma forma simples.

Utilize os diferentes tipos de design para dinamizar a comunicação da sua empresa e garanta que os seus materiais se destacam da concorrência.    Se precisa de ajuda com a criação da imagem de marca, na 360imprimir pode encontrar ajuda profissional, desde o seu logótipo até design à medida para os seus materiais de comunicação.

 

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *