Design Materiais impressos

O que é Serigrafia?

Temos falado sobre os vários tipos de impressão que existem e as características de cada um. Desta vez apresentamos ao pormenor o que é a serigrafia, para que possa utiliza-la da maneira correta nos seus materiais.

Serigrafia

A impressão em serigrafia é um método utilizado principalmente para estampagem, que consiste na transferência da tinta através de uma malha esticada num quadro, em que passa a tinta através da estampa, para as áreas que não tem imagem.

Esta técnica de impressão é uma das mais antigas que existem, ainda feita de uma forma manual, uma vez que é com as próprias mãos que se realiza a estampagem com serigrafia. Atualmente, a serigrafia têxtil tem vindo a modernizar-se com alguma maquinaria.

A palavra serigrafia surgiu da palavra latina “sericum” (seda) e da palavra grega “graphé” (ação de desenhar ou escrever). Pode dizer-se que o objetivo da serigrafia consiste na transferência de uma imagem para um determinado objeto através de uma malha, designada como tela.

Materiais necessários para fazer Serigrafia

A serigrafia é um tipo de impressão económico e simples, que não requer muito material. São necessários alguns componentes, bastante simples:

  • Malha ou tela com imagem reproduzida.
  • Moldura para esticar a malha.
  • Espátula para espalhar a tinta.
  • Tinta para serigrafia.
  • Suporte de impressão.
  • Sistema de secagem.

 material para serigrafia

Tipos de serigrafia

Serigrafia Manual

Este é o tipo de serigrafia mais comum e mais utilizado, feito apenas por uma pessoa, que funciona da seguinte forma:

  1. Coloque a peça a estampar numa base especial.
  2. Limpe a mala ou tela que estará em contacto com o produto, para evitar rugas.
  3. Aplique e espalhe a tinta na malha com a ajuda de uma espátula.
  4. Faça uma ligeira pressão para garantir que a tinta atravessa totalmente a malha.
  5. Passe a espátula novamente para remover o excesso de tinta.
  6. A sua estampagem está pronta- deixe secar ou use uma máquina de secagem especial.

Serigrafia têxtil

Serigrafia Automática

Esta é uma técnica de serigrafia semi automática, que necessita de um operador e uma máquina para concluir todo o processo. O procedimento é o seguinte:

  1. A peça a estampar é colocada na base da máquina.
  2. Uma máquina baixa automaticamente a tela e realiza a estampagem.
  3. O produto é deixado para secar e rapidamente tem o seu produto terminado.

máquina para serigrafia

Serigrafia Circular

Como o próprio nome indica, esta impressão em serigrafia funciona através da impressão com rolos e prensas rotativas. É utilizado principalmente para impressão em objetos cilíndricos, como garrafas de água ou copos personalizados.

Devemos ter em conta que, com os métodos referidos anteriormente é possível realizar uma serigrafia circular com uma maior e menor qualidade, dependendo do que se deseja, porém é mais difícil garantir bons resultados e evitar erros na estampagem.

serigrafia

Serigrafia devoradora

Este tipo de serigrafia têxtil é utilizado apenas em tecidos que possuam poliéster e algodão na sua composição, uma vez que a estampa é aplicada com uma tinta com base de ácido sulfúrico que devora o algodão presente no tecido. Esta corrosão cria um efeito de transparência na roupa que está a ser estampada.

Serigrafia têxtil

Agora que entendeu como é fácil fazer serigrafia, escolha o método que melhor se adapta ao material que quer estampar e garanta uma impressão correta dos seus produtos!

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *