Gestão & Negócios

Resoluções de Ano Novo: 12 ideias para o seu negócio crescer

Quando se inicia um novo ano, os destaques vão para o cumprimento de objetivos relativos ao ano anterior e para as resoluções de Ano Novo.

A transição do ano é um momento de balanço: perceber o que foi alcançado nos doze meses anteriores e o que ficou por alcançar – adicionalmente, este é também o momento de perceber o que se pode melhorar. Por isso, é importante ter em mente as resoluções de Ano Novo e também os objetivos de negócio, para que possa fazer o planeamento empresarial para o ano que se inicia.

 

A importância das resoluções de Ano Novo

 

Os objetivos da empresa são muito semelhantes às resoluções de Ano Novo, mas há uma pequena diferença: os objetivos da empresa estão associados a uma previsão de crescimento e a um plano de negócios e as resoluções de Ano Novo correspondem a aspetos que podem ser melhorados e que, embora não sejam prioritários, podem causar um impacto positivo.

Para além disso, sabemos que, na maioria das vezes, os objetivos de negócio são mensuráveis e pode existir uma data previamente estabelecida para alcançá-los; as resolução de Ano Novo não são mediveis mas, grande parte dos resultados, têm consequências positivas facilmente identificáveis.

 

12 Objetivos de negócio para o Novo Ano

 

Agora que já sabe a importância das resoluções de Ano Novo, anote estes exemplos que podem ser uma mais valia para cumprir o objetivo da empresa – ou os vários objetivos!

 

  1. Planear as suas ações

É muito importante que a sua estratégia esteja bem definida porque, desta forma, consegue plnaear e priorizar as ações que deve realizar. Este mecanismo também lhe permite identificar com facilidade quando os objetivos não estão a ser cumpridos – permitindo-lhe corrigir atepadamente a situação e retomar o caminho pretendido.

 

resoluções de ano novo

 

  1. Incentivar bons hábitos no trabalho

Um aspeto muito importante é a Equipa. Os colaboradores são fundamentais para se alcançarem as metas definidas e, por isso, é muito imporatante que estejam alinhados com o objetivo da empresa. Nas resoluções de Ano Novo guarde um espaço para a Equipa: crie um espaço para que possam fazer pausas, planeie ações de Team Building, envolva-os nos planos da empresa e permita que façam parte de algumas decisões. Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença!

 

  1. Delegar responsabilidades

Pode parecer difícil no ínicio mas esta é uma das resoluções de Ano Novo que lhe pode garantir ótimos resultados. É importante delegar tarefas que possam ser feitas por outras pessoas porque, desta forma, poderá utilizar o seu tempo para realizar outras tarefas que são mais importantes – deixe com a sua Equipa algum planeamento e operacionalização e invista o seu tempo na parte estratégica. Um aspeto importante é garantir que as ações a executar pelos colaboradores estão alinhadas com os objetivos do negócio – dedique parte do seu tempo a garantir que tudo avança de acordo com o que pretende.

 

  1. Trabalhar em Equipa

O trabalho em Equipa é algo que se refelte nos resultados e, por isso, é importante dar destaque a cada Equipa e valorizar o seu trabalho. Este fator permitirá uma maior cooperação entre as várias Equipas, uma vez que cada uma tem o seu espaço e sabe exatamente qual a sua função e como trazer valor à empresa. Trabalhar remotamente é cada vez mais frequente e existem inúmeras ferramente que facilitam o contacto com os restantes colegas – o Skype ou o XX são exemplo de ferramentas que permitem esta interação remota.

 

objetivo da empresa

 

  1. Organizar Reuniões

As reuniões são importantes por dois motivos: primeiro porque fica contextualizado sobre o estado de algumas ações a realizar para o cumprimento do objetivo da empresa e, consequentemente, pode ter uma perceção sobre o cumprimento de timings; depois, as reuniões também lhe permitem valorizar os colaboradores e apresentar-lhe novas ações a realizar ou alterações que se tenham verificado serem necessárias.

 

  1. Realizar reuniões produtivas

Este tópico está relacionado com uma das resoluções de Ano Novo que falámos no ponto 5: marcar reuniões não será benéfico se não as tornar produtivas. Este aspeto é tão importante que merece destaque: crie um agendamento para a reunião, defina os temas a serem abordados e estime um tempo para cada um – pode não ser cumprido ao minuto mas, desta forma, pode ter noção se um assunto está a tomar muito tempo face ao previsto e pode reverter em tempo real esta situação para garantir que a reunião não se vai prolongar ou que existem assuntos que ficam para uma próxima.

 

  1. Comemorar sucessos e boas notícias

Celebre as vitórias alcançadas e felicite quem esteve envolvido! Valorizar os colaboradores é importante e deve fazê-lo nos momentos certos – apresente resultados, celebre em Equipa e faça desse momento um incentivo para que mais objetivos de negócio sejam alcançados!

 

  1. Renovar o Escritório

Agora é a parte em que está a pensar que não precisa de renovar o escritório e que não tem possibilidade de fazer investimentos! Temos boas notícias: renovar o espaço pode ser entendido como nova decoração, alteração da estrutura dos compartimentos ou, simplesmente, validar tudo o que já não funciona e só está a ocupar espaço. Mudar é sempre bom e tornar o espaço mais funcional é uma ótima opção de mudança.

 

novo ano

 

  1. Incentivar à formação

Todos os dias surgem novidades e, por isso, é importante realizar formação profissional. Apostar em cursos relacionados com as funções de cada trabalhador é uma mais-valia para que o seu negócio utilize as técnias e metodologias de trabalho mais recentes. Para além disso, o fator aprendizagem é muito importante para os colaboradores, que o entendem como uma valorização profissional.

 

  1. Identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa

Conhecer os pontos fortes e fracos do seu negócio é uma prioridade, já que lhe dará motivação para melhorar a sua empresa. Adicionalmente, este auto-conhecimento é muito importante para saber sobre que aspetos incidir para cumprir o objetivo da empresa.

 

Objetivos de negócio

 

  1. Dar atenção aos seus Parceiros de Negócio ou Investidores

Nesta lista de resoluções de Ano Novo já mencionámos a importância dos seus colaboradores, mas os Parceiros e Invetsidores são igualmente importantes para o sucesso do seu negócio. Defina períodos para partilhar resultados e demonstrar a evolução da empresa – faça-os sentir como parte do negócio e, desta forma, estará a facilitar o processo de negociação.

 

  1. Aproveitar os momentos e saber tirar o máximo proveito deles

Disfrute de cada momento e recorde a sua persistência ao longo de todo o processo. Este ano, tal como em todos os outros, existirão momentos dificeis para a sua empresa. Encontre a motivação certa para continuar e saiba como agir perante cada situação: se estiver a atravessar uma boa fase, aproveite a tranquilidade para ter ideias que lhe permitão potenciar ainda mais o objetivo da empresa; se passar por uma fase díficil, deve focar-se nos momentos de sucesso e lembre-se de aprender com o menos positivo!

 

Feliz ano novo

 

Agora, já sabe: estabeleça os objetivos do negócio, faça a sua lista de resoluções de Ano novo e coloque-a em prática. Tenha em mente que todos os esforços têm uma recompensa!

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *