Qual a publicidade certa para o seu negócio? [4 minutos]

Todos os negócios, independentemente da sua área de atuação, dimensão ou localização, precisam de publicidade para se darem a conhecer e, desta forma, garantir melhores resultados. O importante é escolher o tipo de publicidade adequada e, para isso, importa perceber de que tipo de negócio estamos a falar. Trata-se de uma grande empresa? Estamos a falar de uma atividade familiar? Tem uma Startup? Ou tem uma Multinacional?

 

Até há bem pouco tempo, um dos tipos de publicidade mais eficaz era o “boca a boca”. No entanto, com o aumento da concorrência e com as inúmeras transformações a que se tem assistido nos últimos tempos, torna-se essencial ter outros métodos de divulgação que lhe permitam potenciar o sucesso do seu negócio. Todas as semanas, os consumidores são confrontados com novidades e informações muito úteis quer nos Media – televisão, jornal ou rádio, por exemplo – quer na internet.

 

Por isso, se pretende dar a conhecer o seu negócio ou se pretende ter noção das várias opções de publicidade que existem, não perca a continuação deste artigo!

 

1. Publicidade na Televisão, Rádio e em outros canais pagos

 

 

A forma mais fácil e direta de fazer publicidade da sua empresa é através destes meios de comunicação. Existem diferentes tipos de publicidade paga, dependendo do seu objetivo e de onde pretende ser divulgado. Esta questão está diretamente relacionada com a sua área de negócio – quais os produtos ou serviços que vende, quem é o seu público-alvo e qual o tipo de publicidade mais eficaz para o target que pretende impactar, são questões relevantes a que deve responder antes de avançar.

A publicidade televisiva e a publicidade na Rádio são muito eficazes mas, para além de serem as mais convencionais, são também as mais caras. Este tipo de publicidade também implica ter uma equipa dedicada a criar anúncios ou, como recurso, subcontratar esse serviço a uma agência de publicidade. Criar um anúncio implica muita criatividade – não pode ser só mais um! Isto porque, como existem tantas empresas a anunciar nestes meios, é necessário algo muito inovador para garantir diferenciação e, dessa forma, garantir a eficácia que pretende.

Quando nos referimos a outros canais pagos, estamos a falar de anúncios na Internet. Neste caso, a estratégia mais eficaz é anunciar através do Google. Uma particularidade deste tipo de publicidade é o facto de garantir as métricas exatas sobre determinado anúncio. A vantagem do digital é que permite obter detalhes sobre os resultados e, desta forma, é possível otimizar cada anúncio, permitindo melhorar continuamente os resultados alcançados. Mas atenção: anunciar online implica ter uma equipa especializada e com bons conhecimentos sobre o assunto – caso contrário, o investimento não irá compensar.

 

2. Campanhas de E-mail Marketing

 

Esta estratégia é fundamental para qualquer empresa ou negócio, sobretudo se existe uma base de dados com os clientes. Os benefícios de enviar e-mails para divulgar a sua marca passam essencialmente pela possibilidade de personalização.  Como é possível segmentar a base de dados, poderá criar vários e-mails para que possa comunicar de forma particular com os clientes com determinado perfil. Por exemplo, se tem uma loja de roupa e existem determinadas clientes que compram muitos artigos de determinada marca, poderá enviar um e-mail com novidades sobre essa marca.

Para além disso, E-mail Marketing, tal como os anúncios online, permite ter total controlo sobre os resultados da ação realizada.

 

3. Redes Sociais

 

 

O Facebook, o Twitter, o Instagram ou o LinkedIn são algumas das redes sociais mais conhecidas a nível mundial. Certamente que muitos dos seus clientes estão utilizam estas plataformas digitais e, por isso, estar presente nestes canais pode ser uma boa opção para chegar às pessoas certas. Para além de dar a conhecer a empresa a novos potenciais clientes, as redes sociais permitem-lhe credibilizar a sua marca – através da partilha de artigos e noticias relacionadas com a sua área de atuação – e permitem-lhe manter o contacto com as pessoas relevantes para o seu negócio. Sabia que algumas das redes sociais disponibilizam uma versão paga? Por norma, o pacote pago permite ter vantagens de divulgação, quer ao nível de anúncios, quer ao nível de interação com algumas pessoas, quer no que respeita à própria distribuição dos conteúdos.

Para saber mais sobre este tema, poderá consultar o artigo sobre as Redes Sociais indicadas para aumentar o sucesso do seu negócio.

 

4. Publicidade tradicional com materiais impressos

 

 

Cartões de Visita, Flyers, Folhetos, Cartazes e tantos outros produtos de marketing offline. Nos últimos tempos, para muitos, esta opção publicitária não era considerada tão eficaz, no entanto a tendência tem-se invertido e são cada vez mais os gestores de marketing e os empresários que consideram os produtos impressos como algo muito relevante para os seus negócios.

Para além de garantir bons resultados, esta é uma opção de publicidade barata. Adicionalmente, também permite transmitir profissionalismo – como acontece ao distribuir Cartões de Visita –, e alcançar um elevado número de pessoas, facilitando a comunicação de novidades e informações sobre a empresa – como é o caso dos Flyers.

Poderá utilizar outro tipo de materiais impressos, em função do tipo de ação que está a comunicar. Se pretende criar impacto através de um produto de divulgação de grande formato, poderá utilizar um Roll-up e garantir que o seu negócio não passa despercebido! Ou, por exemplo, para publicitar a sua empresa num evento que decorre próximo do final do ano, uma boa ideia será distribuir calendários de bolso. É tudo uma questão de imaginação!

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