Design

7 Programas de Design Gráfico que deve conhecer

Em marketing é sabido que uma imagem vale mais do que mil palavras, assim sendo, conhecer os principais programas de design gráfico é importante, não só para os designers gráficos, mas para todos os profissionais de marketing. Ao conhecer as ferramentas e potencialidades de cada uma delas, conseguirá melhorar a eficiência do seu trabalho, pois terá conhecimento prévio do que pode ou não ser feito.

 

Neste artigo ficará a conhecer os programas para design gráfico profissional mais usados e também algumas opções de programas de design gráfico grátis, bem como as suas principais características. Vamos a isto!

 

Programas de Design Gráfico

 

O designer gráfico é o profissional responsável por criar e desenvolver projetos gráficos e de comunicação visual, como por exemplo, logótipos, embalagens e materiais gráficos.

Na criação destes materiais os profissionais necessitam de ferramentas específicas para o efeito, isto é, os programas de design. Através dessas ferramentas é possível editar fotos, criar e editar imagens, criar o design de produtos, bem como várias outras funcionalidades. Para cada projeto de design existe um programa de design gráfico mais indicado, ou seja, a ferramenta de design ideal para se editar uma fotografia não será, provavelmente, a mais indicada para se criar uma imagem em vetor.

 

 

Programas para Design Gráfico Profissional

 

Os profissionais de design gráfico utilizam várias ferramentas nos seus projetos e muitas vezes combinam diferentes programas na execução do mesmo projeto, de forma a obter um trabalho final perfeito. Existem vários programas para design gráfico profissional, dos quais destacamos:

 

  • Photoshop – este é o programa de edição de imagens mais conhecido do mercado. Nele é possível editar imagens através de funcionalidades de alta qualidade, criar banners, logótipos, entre outros projetos. Para os utilizadores mais familiarizados com a ferramenta, os resultados obtidos são de excelente qualidade, porém, as suas funcionalidades podem ser um pouco complexas para o utilizador comum.

 

  • Illustrator e CorelDRAW – quando se trata de criar imagens vetoriais, estes são os programas de eleição dos profissionais. O CorelDRAW é um software mais simples de se usar e tem custos inferiores, é, por isso, mais indicado para os iniciantes. Já o Illustrator é um programa bastante mais completo e complexo – para os utilizadores menos experientes. Através deste programa é possível criar layouts, ilustrações e produtos gráficos como os cartões de visita e folhetos, entre outros produtos.

 

  • InDesign – este programa tem vários recursos e funcionalidades, é, por isso, o mais utilizado para paginação no mercado. Pode ser usado, também, para composição gráfica de produtos como os cartazes, autocolantes, entre outros.

 

 

 

Programas de Design Gráfico Grátis

 

Se pretende criar imagens e editar de qualidade, mas não tem orçamento para investir em ferramentas pagas, não desanime, preparámos uma lista com os programas de design gráfico grátis mais recomendados pelos profissionais, veja os mais utilizados:

 

  • Gimp – considerado por muitos profissionais como o melhor programa de criação e edição de imagens, o Gimp é bastante intuitivo e de fácil utilização. Caso esteja à procura de uma alternativa ao Photoshop, o Gimp é o programa de design mais indicado. Faça o download da ferramenta e comece já a editar as suas fotos!

 

  • Inkscape – surge como uma alternativa gratuita ao Illustrator e CorelDRAW. Através desta ferramenta poderá criar imagens vetoriais com boa precisão. É possível adicionar extensões, de forma a tornar a ferramenta mais completa, mas isso pode tornar o tempo de processamento mais demorado. Entre no site do inkscape e faça o download do programa.

 

  • Scribus – é um programa bastante completo e surge como uma alternativa válida ao Indesign. Esta ferramenta tem um layout simples e permite criar produtos gráficos de qualidade.

 

 

Alternativa às Ferramentas de Design Gráfico

 

Caso não tem tempo ou não quer ter o trabalho de criar os seus materiais e produtos gráficos através dos programas de design, gratuitos e profissionais, que apresentamos neste artigo, no site da 360imprimir tem vários modelos já prontos, basta selecionar o que melhor se encaixa na sua área de negócio e personalizá-lo com as suas informações e imprimir.

Outra alternativa é optar pelo serviço de design da 360imprimir. Ao selecionar a opção “Contratar um Designer” tem apenas de dizer as suas ideias, a partir delas, a nossa equipa de designers apresentará três opções de arte final para o seu produto, escolha a que mais gosta e imprima. Se pretende imprimir um produto gráfico que dispõe, mas não o tem em formato digital, envie uma fotografia do produto através da opção “Pedir Réplica de Design”, a partir daí, os designers procederão à criação do ficheiro no formato digital próprio para impressão.

 

Agora que já conhece os principais programas de design gráfico – profissional e grátis – e também conhece os serviços de design oferecidos pela 360imprimir, invista na criação de produtos e materiais gráficos e comunique de forma mais eficaz!

 

 

O que achou das ferramentas de design que apresentamos no artigo? Utiliza alguma delas regularmente? Qual delas considera a mais indicada para o projeto de design que está a desenvolver? Deixe a sua opinião na caixa de comentários.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *