O que é Papel Timbrado e como criar o seu

O Papel Timbrado é um material muito utilizado por empresas e profissionais e, por isso, talvez já tenha tido uma folha destas na mão. Mas sabe quais a vantagens deste produto? Será que se trata de algo comum ou este material gráfico é mesmo imprescindível para reforçar a credibilidade da sua marca? Neste artigo explicamos o que é Papel Timbrado, qual a sua utilidade e como fazer Papel Timbrado. Só bons motivos para continuar a ler, certo?

O que é Papel Timbrado?

Papel Timbrado é uma folha de papel com a identidade visual da empresa: nome, logótipo, e-mail, site, entre outras informações que podem ser relevantes incluir. Por norma, estas informações surgem no canto superior ou inferior da folha, ficando o restante espaço livre – por vezes as cores da marca ocupam toda a superfície do papel, embora os tons sejam suaves e o conteúdo a colocar no papel timbrado fique muito percetível. No entanto, estes detalhes estão muito relacionados com o template de papel timbrado pelo qual optar.

 

Para que serve Papel Timbrado?

Orçamentos, propostas, documentos, cartas, pedidos e declarações podem ser feitos em Papel Timbrado personalizado com a identidade da empresa. Desta forma, estará a dar mais importância ao documento em questão.

Este papel apresenta as mesmas características que as folhas que se utilizam nas impressoras domésticas e, por isso, também é possível escrever à mão e ser utilizado para fins de impressão.

Muitas empresas recorrem a este material gráfico e muitos profissionais, mesmo que não estejam associados a empresas, também. Isto porque o Papel Timbrado transmite maior credibilidade e o grau de confiança por parte dos clientes tende a ser superior.

 

Dicas para criar Papel Timbrado

 

Como se trata de um produto de marketing muito relevante no âmbito empresarial, é importante que exista uma coerência com os restantes materiais gráficos do negócio – como Cartões de Visita ou Folhetos. As cores e o tipo de letra utilizada são pormenores, mas, ainda que de forma indireta, permitem uma associação à marca em questão.

 

 

Outros aspetos que devem ser tidos em conta ao criar Papel Timbrado:

  • Tamanho: O tamanho padrão para criar Papel Timbrado é o formato A4 (21X29,7cm). Se pretender inovar, pode optar pelo formato A5, que apresenta dimensões inferiores.
  • Papel: É importante que possa escrever no papel, bem como utilizá-lo para impressão. O papel IOR 80gr é uma excelente opção.
  • Cores: O Papel Timbrado pode ser impresso a cores ou a preto e branco. Relembramos que utilizar cores que remetam para a identidade da marca é importante, ainda assim opte por tons claros ou não lhes dê tanto destaque. Desta forma, estará a garantir que toda a informação está visível.
  • Conteúdo a incluir: O mais importante é colocar o logótipo e o nome da sua empresa. Para além disso, pode optar por colocar outros dados como os contactos ou as redes sociais.

 

Template de Papel Timbrado

No momento de escolher o template para o Papel Timbrado, deve ter em consideração a sua área de negócio. Se o seu ramo de atividade se enquadra em áreas mais tradicionais, como medicina ou advocacia, opte por modelos mais clássicos; se trabalha numa área mais criativa e moderna, pode escolher modelos mais originais e elaborados.

 

De seguida, apresentamos-lhe alguns exemplos de templates de Papel Timbrado:

 

 

  • Papel Timbrado Tradicional: Fundo branco, informações impressas em locais como o rodapé e, por norma, com pouca cor.
  • Papel Timbrado com Imagem de Fundo – Se o objetivo é dar um toque diferenciador ao seu Papel Timbrado, pode incluir uma textura simples ou uma imagem de fundo. Neste caso, deve evitar a complexidade e pensar em símbolos básicos associados ao seu negócio – no caso de um Advogado, um bom exemplo é a Balança Jurídica.

 

 

  • Papel Timbrado com Margem – As margens dão um acabamento sofisticado a este produto de marketing e é possível ajustá-las ao estilo da sua empresa – retas, coloridas, em toda a folha, apenas nos cantos, entre tantas outras opções.
  • Papel Timbrado com Fotografias – Esta é uma ideia muito diferenciadora mas que não pode ser utilizada em todas as áreas de negócio ou profissões. Recorde-se que o objetivo do papel timbrado é transmitir credibilidade e, por isso, uma fotografia ou imagem, apenas podem ser incluídas em negócios mais descontraídos ou cujo objetivo é reforçar a imagem de determinada pessoa. No caso dos consultores imobiliários, esta é uma opção muito válida e original – uma vez que, nesta área, apesar de trabalharem em empresas imobiliárias, é a imagem pessoal que se torna uma mais-valia para o reconhecimento profissional.

 

Criar Papel Timbrado online

A forma mais fácil de criar o papel timbrado da sua empresa é utilizar uma ferramenta online. No site da 360imprimir, existem diversos templates disponíveis e, por isso, apenas precisa de escolher o que mais lhe agrada e personalizá-lo de acordo com as informações do seu negócio. Insira o logótipo, altere o tipo de letra e selecione as cores que considera adequadas. Depois, é só encomendar o seu Papel Timbrado online!

 

Agora que já sabe tudo sobre o que é Papel Timbrado, é mais fácil criar o seu. Aproveite e complete a sua estratégia de marketing com outros produtos como Cartão de Visita e Panfleto.

 

Este Artigo foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta