Materiais impressos

O que é Papel Timbrado e como criar o seu

O Papel Timbrado é um material muito utilizado por empresas e profissionais e, por isso, talvez já tenha tido uma folha destas na mão. Mas sabe quais a vantagens deste produto? Será que se trata de algo comum ou este material gráfico é mesmo imprescindível para reforçar a credibilidade da sua marca? Neste artigo explicamos o que é Papel Timbrado, qual a sua utilidade e como fazer Papel Timbrado. Só bons motivos para continuar a ler, certo?

O que é Papel Timbrado?

Papel Timbrado é uma folha de papel com a identidade visual da empresa: nome, logótipo, e-mail, site, entre outras informações que podem ser relevantes incluir. Por norma, estas informações surgem no canto superior ou inferior da folha, ficando o restante espaço livre – por vezes as cores da marca ocupam toda a superfície do papel, embora os tons sejam suaves e o conteúdo a colocar no papel timbrado fique muito percetível. No entanto, estes detalhes estão muito relacionados com o template de papel timbrado pelo qual optar.

 

Para que serve Papel Timbrado?

Orçamentos, propostas, documentos, cartas, pedidos e declarações podem ser feitos em Papel Timbrado personalizado com a identidade da empresa. Desta forma, estará a dar mais importância ao documento em questão.

Este papel apresenta as mesmas características que as folhas que se utilizam nas impressoras domésticas e, por isso, também é possível escrever à mão e ser utilizado para fins de impressão.

Muitas empresas recorrem a este material gráfico e muitos profissionais, mesmo que não estejam associados a empresas, também. Isto porque o Papel Timbrado transmite maior credibilidade e o grau de confiança por parte dos clientes tende a ser superior.

 

Dicas para criar Papel Timbrado

 

Como se trata de um produto de marketing muito relevante no âmbito empresarial, é importante que exista uma coerência com os restantes materiais gráficos do negócio – como Cartões de Visita ou Folhetos. As cores e o tipo de letra utilizada são pormenores, mas, ainda que de forma indireta, permitem uma associação à marca em questão.

 

 

Outros aspetos que devem ser tidos em conta ao criar Papel Timbrado:

  • Tamanho: O tamanho padrão para criar Papel Timbrado é o formato A4 (21X29,7cm). Se pretender inovar, pode optar pelo formato A5, que apresenta dimensões inferiores.
  • Papel: É importante que possa escrever no papel, bem como utilizá-lo para impressão. O papel IOR 80gr é uma excelente opção.
  • Cores: O Papel Timbrado pode ser impresso a cores ou a preto e branco. Relembramos que utilizar cores que remetam para a identidade da marca é importante, ainda assim opte por tons claros ou não lhes dê tanto destaque. Desta forma, estará a garantir que toda a informação está visível.
  • Conteúdo a incluir: O mais importante é colocar o logótipo e o nome da sua empresa. Para além disso, pode optar por colocar outros dados como os contactos ou as redes sociais.

 

Template de Papel Timbrado

No momento de escolher o template para o Papel Timbrado, deve ter em consideração a sua área de negócio. Se o seu ramo de atividade se enquadra em áreas mais tradicionais, como medicina ou advocacia, opte por modelos mais clássicos; se trabalha numa área mais criativa e moderna, pode escolher modelos mais originais e elaborados.

 

De seguida, apresentamos-lhe alguns exemplos de templates de Papel Timbrado:

 

 

  • Papel Timbrado Tradicional: Fundo branco, informações impressas em locais como o rodapé e, por norma, com pouca cor.
  • Papel Timbrado com Imagem de Fundo – Se o objetivo é dar um toque diferenciador ao seu Papel Timbrado, pode incluir uma textura simples ou uma imagem de fundo. Neste caso, deve evitar a complexidade e pensar em símbolos básicos associados ao seu negócio – no caso de um Advogado, um bom exemplo é a Balança Jurídica.

 

 

  • Papel Timbrado com Margem – As margens dão um acabamento sofisticado a este produto de marketing e é possível ajustá-las ao estilo da sua empresa – retas, coloridas, em toda a folha, apenas nos cantos, entre tantas outras opções.
  • Papel Timbrado com Fotografias – Esta é uma ideia muito diferenciadora mas que não pode ser utilizada em todas as áreas de negócio ou profissões. Recorde-se que o objetivo do papel timbrado é transmitir credibilidade e, por isso, uma fotografia ou imagem, apenas podem ser incluídas em negócios mais descontraídos ou cujo objetivo é reforçar a imagem de determinada pessoa. No caso dos consultores imobiliários, esta é uma opção muito válida e original – uma vez que, nesta área, apesar de trabalharem em empresas imobiliárias, é a imagem pessoal que se torna uma mais-valia para o reconhecimento profissional.

 

Criar Papel Timbrado online

A forma mais fácil de criar o papel timbrado da sua empresa é utilizar uma ferramenta online. No site da 360imprimir, existem diversos templates disponíveis e, por isso, apenas precisa de escolher o que mais lhe agrada e personalizá-lo de acordo com as informações do seu negócio. Insira o logótipo, altere o tipo de letra e selecione as cores que considera adequadas. Depois, é só encomendar o seu Papel Timbrado online!

 

Agora que já sabe tudo sobre o que é Papel Timbrado, é mais fácil criar o seu. Aproveite e complete a sua estratégia de marketing com outros produtos como Cartão de Visita e Panfleto.

Loading Facebook Comments ...

2 comments

  1. Woow que excelente artigo desconhecia o que era o papel timbrado!! Muito obrigado mesmo, isso ajudou-me a ter algumas ideias em relação ao papel timbrado, não era algo que tinha conhecimento. Graças a vocês ficou mais explicito do que se trata e o que é o papel timbrado, muito bom! Excelente mesmo. Um grande obrigado! Abraço.

    1. Olá Marco. Ainda bem que conseguimos ajudar! Se tiver sugestões ou dúvidas de outros temas relacionados com Marketing, não hesite em partilhar connosco 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *