Marketing Offline: 7 ideias para ter sucesso no seu negócio

Ser empreendedor e ter um negócio próprio é um grande motivo de satisfação, no entanto, não é tarefa fácil! Muitas vezes torna-se necessário colocar o lado emocional de parte e pensar com clareza, para que seja possível encontrar as melhores soluções para os desafios que vão surgindo. Neste sentido, pode dizer-se que existem duas características imprescindíveis para qualquer pessoa que queira ter um negócio de sucesso: primeiro, é necessário saber definir metas e objetivos a curto e a longo prazo e, depois, é essencial ter a capacidade de se adaptar às mudanças de forma rápida e eficaz.

Para além disso, ter uma “boa ideia” não é suficiente – deve delinear bem a sua estratégia, definir os processos certos para a implementação das ações, conhecer a indústria na qual opera e ter a rede de contactos certa. Estes são apenas alguns exemplos, no entanto, para alcançar bons resultados é necessário rigor. Por isso mesmo, apresentamos-lhe de seguida 7 dicas que acreditamos serem fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.

 

1. Ofereça soluções e apresente resultados

 

Atualmente a oferta é muito superior à procura e, por isso, a originalidade tornou-se um fator imprescindível para qualquer empreendedor. Opte por apresentar os seus produtos ou serviços de forma única mas, ao mesmo tempo, seja claro e objetivo no momento de expor soluções para os problemas dos seus clientes. As necessidades do cliente devem ser sempre a sua prioridade, mas nada impede que apresente as suas ideias de forma original. Assim, para além de causar uma ótima impressão, conseguirá diferenciar-se da concorrência.

 

 

2. Cuide dos seus colaboradores como cuida da sua família

 

Se a base da sua empresa não for sólida, dificilmente conseguirá alcançar os objetivos a que se propõe. Já parou para pensar o que seria da sua empresa se não fossem os seus funcionários? A equipa é alma do seu negócio e, como tal, os seus colaboradores devem sentir-se valorizados e motivados para que possam partilhar os mesmos ideais: tornar a empresa um sucesso! Oferecer um ambiente agradável, dar atenção às pessoas que fazem parte da empresa e recompensá-las através de prémios são algumas coisas que deve fazer para motivar a sua equipa. Para além disso, não se esqueça de surpreender através de pequenos detalhes: ofereça postais no Natal ou no aniversário e, por exemplo, realize eventos empresariais em ocasiões especiais.

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3. Dê prioridade aos seus clientes

 

A sua empresa não existiria sem colaboradores, mas também não poderia existir sem clientes. Por isso, é indispensável que os seus clientes estejam satisfeitos – assim, para além de ficarem bem impressionados e voltarem a comprar, vão recomendar o seu negócio a outras pessoas. Outra vantagem competitiva muito importante, diz respeito ao apoio ao cliente: assegure qualidade pós-venda e veja como este fator faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

Já agora, não se esqueça de oferecer brindes promocionais aos seus clientes – opte por calendários, marcadores de livro, pastas ou outros produtos que sejam úteis e, em simultâneo, divulguem a sua marca.

 

 

 

 

4. Mantenha uma boa comunicação interna e externa

 

Existem alguns negócios que se focam demasiado na comunicação externa da empresa e acabam por negligenciar a comunicação interna; enquanto outras fazem o oposto. Ambos os tipos de comunicação são importantes, por isso, invista nos dois e garanta que existe coerência nas mensagens transmitidas.

 

 

5. Esteja disposto a correr riscos

 

Ninguém gosta de correr riscos, sobretudo quando se trata de negócios. No entanto, se forem riscos calculados e cujo retorno pode trazer grandes mais valias para a empresa, faz sentido avançar! Afinal de contas, “quem não arrisca, não petisca”! O mais importante é que faça uma análise pormenorizada dos fatores envolventes antes de tomar qualquer decisão.

 

 

 

 

6. Construa uma rede de contatos eficiente

 

A rede de contactos é uma excelente ferramenta de trabalho! O sucesso não se resume apenas aquilo que sabemos mas também a quem conhecemos – por isso desenvolva contactos e torne-se influente na sua área de negócio.

Apesar de parecer simples, estabelecer ligações é algo complexo. Uma boa opção para quem está a começar a apostar em networking passa por definir um contacto inicial – alguém que tenha experiência na mesma área será um contributo essencial para alcançar bons resultados. Para além dos conselhos, essa pessoa poderá ajudar a encontrar bons fornecedores e investidores. Não se esqueça de ter sempre cartões de visita na sua carteira porque as oportunidades surgem quando menos se espera!

 

 

7. Aposte em publicidade eficaz

 

Algumas empresas optam por modelos de publicidade apenas online e, embora o digital seja relevante, não é suficiente. Recorrer ao marketing offline é importante para garantir que a mensagem é divulgada em vários meios, atingindo diferentes públicos. A escolha de marketing online ou offline deve ser realizada tendo por base o tipo de empresa, o tipo de produtos ou serviços que se pretendem comunicar, o tipo de público que se pretende atingir, entre outros aspetos. Ainda assim, em grande parte dos casos, o ideal é combinar a opção de publicidade digital com produtos impressos.

 

 

A verdade é que não existe nenhum manual de como alcançar o sucesso, mas com esforço, determinação e uma dose de audácia, será mais fácil tornar-se num empreendedor bem sucedido. Lembre-se das nossas dicas e torne 2017 o ano da sua empresa.

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