Marketing

O que é Marketing Direto e como pode ajudar o seu negócio

O Marketing Direto não é uma novidade. Porém, esta técnica tem sido continuamente renovada e, por isso mesmo, mantém a sua relevância e eficácia. Com tantas evoluções, às vezes o conceito pode tornar-se um pouco confuso. Portanto, em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é marketing direto.

Marketing Direto – Definição

Num passado não muito distante, todas as estratégias de marketing direto passavam pela venda direta de algum produto ou serviço. Ou seja, eram basicamente os direct mails, as vendas por catálogo, os anúncios de vendas da televisão.

Com o passar do tempo, a forma de olhar para estas estratégias mudou radicalmente. Assim, a própria definição de marketing direto também foi alterada. Hoje, para além de vender, a ideia é também a de criar uma relação com o consumidor.

Esta nova forma de olhar para as estratégias fez com que novos nomes surgissem. O Marketing relacional, sobre o qual já falamos anteriormente, o marketing one-to-one e até mesmo o famoso CRM são todos variações que surgem a partir do marketing direto.

Em resumo, hoje entendemos como marketing direto toda a comunicação que fala direta e individualmente com cada cliente. Ou, pelo menos, é esta a experiência sentida por quem recebe a mensagem.

o que é marketing direto

Marketing Direto – Exemplos

Há várias técnicas que podem ser utilizadas nas estratégias de marketing direto. Alguns dos principais tipos de marketing direto são estes que deixamos aqui como exemplo:

● Programas de fidelização:

A ideia de um programa de fidelização é criar motivos para que um cliente volte a comprar no seu negócio. Os exemplos mais visíveis são os das empresas de combustíveis com os seus cartões para acumular pontos. Mas também os supermercados que permitem acumular descontos.  Sem nunca nos esquecermos das companhias aéreas com as suas milhas.

Parece complicado? Mas não é. Já deve ter recebido, por exemplo, cartões de restaurantes que, no final de 10 carimbos, oferecem uma refeição grátis. Pois é, este é um exemplo simples e barato de programa de fidelização. Na 360imprimir pode encontrar alguns bons modelos destes cartões de fidelização.

marketing direto exemplos

● Email e correio:

Os emails são uma forma bastante eficaz de manter contacto com a sua base de clientes. Porém, uma correspondência em papel, bem elaborada, pode surpreender e gerar bons resultados.

Presentes de aniversário, como um voucher de desconto, por exemplo, são sempre bem-vindos e eficazes. Um brinde inesperado, recebido em casa, terá para o cliente um valor percebido incrivelmente superior ao do seu custo real.

estratégias de marketing direto

● Catálogos:

Já recebeu alguma vez, na caixa do correio, um catálogo de uma grande marca de roupa ou de móveis? Pois é, estas grandes empresas não oferecem este material apenas por simpatia.

A verdade é que, por mais que os anos passem, os catálogos nunca perdem a relevância. São uma boa forma de mostrar novos produtos, as suas características e de demonstrar exemplos da sua utilização.

Caso não tenha tantos produtos que justifiquem um catálogo, não se preocupe. Há formas de, igualmente, despertar o interesse e de manter a marca viva nos corações e mentes dos seus clientes. Por exemplo, pode resumir a sua apresentação a um folheto tríptico.

●  Telemarketing:

Sim, o telemarketing pode ser invasivo e inconveniente quando mal feito. Por outro lado, também poderá ser bastante eficaz com a estratégia certa. Mesmo que a intenção seja a de vender, faça-o de forma a que a pessoa sinta que tem ali uma vantagem. Simpatia, descontos, brindes e exclusividades são sempre irresistíveis.

Uma vez que toda a gente gosta de exclusividade, experimente oferecer um presente aos seus clientes contactados pelo telemarketing. Vai ver como a atitude vai mudar do outro lado da linha. Se precisar de ideias de presente pode consultar várias opções de brindes.

Como o Marketing Direto pode ajudar o seu negócio

De acordo com os tipos de marketing direto da lista, fica fácil perceber a utilidade do Marketing Direto para si, não é verdade? A angariação de novos clientes, a manutenção dos clientes atuais e até mesmo o aumento de notoriedade da sua empresa ou marca pode ser alcançado com estas técnicas.

E uma vez que toda a técnica passa pela relação direta com os clientes, não se esqueça do básico: ter sempre consigo flyers e cartões de visita é a certeza de que nenhuma oportunidade jamais será desperdiçada. E se ainda tem dúvidas sobre a relevância que o cartão de visita ainda tem, pode ler o nosso artigo sobre o tema.

tipos de marketing direto

Agora que já sabe o que é marketing direto, preparado para uma proximidade maior com os seus clientes? Nós sim, por isso, quando precisar de apoio, já sabe que pode contar sempre com a 360imprimir. Bons negócios!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *