Marketing Digital: 5 dicas para tirar proveito da internet

Nos últimos anos, com o desenvolvimento da Internet, os hábitos de consumo sofreram grandes alterações. Atualmente, os consumidores têm ao seu dispor inúmeras ferramentas que lhes permite pesquisar, comparar preços e escolher os produtos ou serviços que pretendem comprar. E mais: é possível fazerem tudo isto sem sair de casa!

Por isso, as marcas devem também adaptar-se a esta nova realidade online para que possam ser competitivas face aos seus concorrentes. Para além da loja física, aposte em Marketing Digital e tire proveito da combinação entre o online e o offline!

Quer saber como o seu negócio pode beneficiar com a internet? Quer adaptar-se a esta nova realidade tecnológica? Neste artigo encontra algumas dicas para tirar proveito do Marketing Digital.

 

1. Redes Sociais

 

A GlobalWebIndex realizou um estudo com mais de 170.000 participantes e concluiu que 28% do tempo em que os utilizadores estão online é passado em Redes Sociais.

Para além de passarem cada vez mais tempo online, os seus potenciais clientes também investem o seu tempo no Facebook, no Twitter, no Instagram e em tantas outras plataformas semelhantes.

Aqui está a primeira ideia: tenha uma presença regular na Redes Sociais. Mas, de entre tantas, como escolher em quais deve criar um perfil? É simples: pense no seu público-alvo e qual a plataforma onde está mais presente. Depois basta realizar atualizações: divulgue novos produtos ou serviços, anuncie eventos ou promoções e dê a conhecer informações úteis.

Saiba em detalhe como tirar proveito das Redes Sociais

 

 

2. Criticas Online

 

Tal como acontece na loja física, é normal que os seus clientes também manifestem a sua opinião online. Os produtos ou serviços que vende certamente são bons mas, por vezes, ocorrem situações inesperadas que originam algumas reclamações.

O nosso conselho é simples: não elimine os comentários ou testemunhos dos seus clientes. Se não o faz com as opiniões positivas, não o faça com as apreciações negativas. A atitude passa por encarar o que foi dito como uma critica construtiva, prevenindo a situação para evitar que se repita.

Uma boa opção passa por oferecer um brinde ao cliente lesado, como reconhecimento do erro. Transforme o menos bom numa oportunidade de melhorar!

3. Fontes Fidedignas

 

Ao contrário da geração anterior, a nova geração intitulada de “Millenium” – por se referir à população que nasceu entre a década de 80 e o início dos anos 2000 – não se deixa convencer por anúncios publicitários.

De acordo com um estudo realizado, no momento de pensar em comprar um novo produto ou serviço, esta geração prefere acreditar na opinião dos seus amigos ou conhecidos. Em alternativa, também recorrem com frequência a sites fiáveis com testemunhos reais. O Marketing Digital também consiste em realizar anúncios online, mas a verdade é que devem existir outras alternativas. Pense connosco: conhece alguma marca que diga mal dos seus próprios produtos ou serviços? Não! Por isso, os consumidores preferem acreditar no que outros consumidores dizem – trata-se de alguém que já esteve na mesma situação.

A nossa sugestão passa por trabalhar a notoriedade da sua marca. Certifique-se de que está presente no dia-a-dia dos seus clientes, quer a nível online – através de ferramentas como as Redes Sociais ou um Blog – ou offline – distribuindo Cartões de Visita e divulgando a sua empresa com produtos de grandes dimensão, como Lonas. Desta forma, poderá ficar na memória de potenciais clientes e, quando um amigo ou conhecido falar da sua marca, existe maior propensão para comprarem consigo.

 

4. Crie um processo de compra simples

 

Se os consumidores realizam pesquisas na internet, também existe possibilidade de quererem realizar compras. Disponibilize a possibilidade de comprar online; se preferir não o fazer, poderá optar por ter um site apenas para colocar informações relevantes sobre o negócio.

Independentemente da sua opção, se tiver um site, torne-o acessível: disponibilize uma versão que se adapte a vários ecrãs. Isto porque, anteriormente, os utilizadores recorriam sobretudo a computadores mas, atualmente, a tendência é utilizarem o tablet ou o smartphone.

 

5. Estabeleça uma conexão

 

A Internet também contribuiu para a globalização – a concorrência deixou de ser local e passou a ser Mundial. Hoje, os consumidores conseguem comprar produtos provenientes de qualquer parte do Mundo.

 

Para ser o eleito do seu público-alvo e não perder clientes para os seus concorrentes, uma boa opção passa por criar valor acrescentado para os consumidores. Marketing Digital também inclui uma vertente de conteúdo. Já ouviu falar de Inbound Marketing? Trata-se de disponibilizar informações relevantes aos seus clientes, transmitindo credibilidade e conhecimento. Assim, no momento de realizar a compra, a sua empresa será escolhida em detrimento das outras.

 

Crie conteúdo relacionado com a sua indústria, partilhe o seu conhecimento com os clientes e conquiste-os! Porque não criar um blog? Nós criámos o nosso e acreditamos que, por exemplo, este artigo lhe vai ser útil!

 

 

Não há dúvida de que a internet veio alterar os hábitos de consumo e, desta forma, originou novas oportunidades para as marcas. Aproveite, aposte em Marketing Digital e conquiste novos clientes!

 

Este Artigo foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta