Marketing de Relacionamento: como utilizá-lo a seu favor

Atualmente, o comércio tem um padrão estabelecido: a oferta é maior do que a procura. O mercado está saturado, uma vez que existem inúmeras empresas que comercializam os mesmos produtos e serviços – o que coloca o cliente numa situação de incerteza em relação à escolha de uma marca para responder às suas necessidades de consumo. O fator preço tem elevada influência na decisão mas, muitas vezes, o serviço acaba por não corresponder às espectativas dos clientes – aliás, a máxima “o barato sai caro” ilustra esta situação. Mais do que o preço, o serviço prestado ou a qualidade dos produtos vendidos, existe um outro fator determinante para ter sucesso em qualquer negócio: o marketing.

 

O que é Marketing?

 

Se tem uma empresa, tem que investir em Marketing: o retorno obtido é tão elevado que se torna imprescindível em qualquer negócio!

 

Marketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas, que procura criar elos de ligação com os clientes e potenciais clientes, de forma a aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro. Esta é uma área muito vasta, até porque, cada vez mais, surgem derivações de Marketing: por exemplo o Marketing de Produto, o Marketing Digital, o Marketing Direto – que inclui os produtos impressos – e, entre outras derivações, o Marketing de Relacionamento. É precisamente esta última tipologia de marketing que vamos explorar neste artigo. Quer saber mais? Então espreite o que temos para lhe dizer.

 

 

O que é Marketing de Relacionamento?

 

O Marketing de Relacionamento passa por desenvolver ações com o intuito de gerar laços com o cliente. Desta forma, os próprios clientes acabam por se tornar embaixadores da marca, divulgando-a e mantendo-se fiéis a ela. Criar uma relação com os consumidores é muito mais importante do que gerar vendas imediatas – já que o envolvimento emocional com a marca pode multiplicar os resultados a longo prazo.

 

Mas o que fazer para tirar o máximo proveito do Marketing de Relacionamento?

 

1. Valorize o departamento de atendimento ao cliente

 

Este é um dos departamentos mais importantes da sua empresa, uma vez que tem contacto direto com as reclamações dos clientes e, por isso, existe maior perceção sobre os níveis de satisfação alcançados. Sendo assim, o departamento de customer care deve estar plenamente familiarizado com a cultura e os planos de marketing da empresa, para que os seus funcionários possam oferecer um tratamento especializado aos seus clientes.

 

Para além de registar as ideias que o departamento de apoio ao cliente lhe transmite, crie uma opção que permita aos consumidores apresentarem reclamações e sugestões – essa opinião é importante para que a empresa possa evoluir. Acima de tudo, preocupe-se: trate cada um dos seus clientes como se fosse o seu único cliente. Estas pequenas ações fazem toda a diferença na mensagem que transmite!

 

 

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Desenvolva ações com o intuito de gerar laços com o cliente

 

 

2. Conheça o seu cliente

 

Faça um estudo do histórico de compras dos seus clientes e junte os resultados obtidos aos dados pessoais da ficha de cliente. Depois determine vários tipos de perfis e atribua um perfil a cada cliente. Desta forma, pode desenvolver ações direcionadas exclusivamente para cada audiência – por exemplo, através do envio de newsletters com produtos e promoções que vão de encontro às preferências que validou anteriormente.

 

 

3. Crie um programa de fidelidade

 

Agora que já conhece bem os seus clientes, desenvolva um programa de fidelidade atrativo. Pode criar um sistema que funcione através da acumulação de pontos, ou seja, quando o cliente atingir determinado número de pontos, poderá trocá-los por um produto ou serviço. Isto é apenas uma sugestão, existem diversas outras ações que poderá criar. O importante é desenvolver uma estratégia regrada que realmente funcione. Uma outra sugestão é recorrer ao cartão de fidelização – desta forma pode disponibilizar os seus contactos e, em simultâneo, controlar a atribuição da oferta.

 

 

4. Aposte nas suas Redes Sociais

 

As redes sociais são a melhor forma de estar próximo dos seus consumidores. Além de poder produzir conteúdo interessante e direcionado para o seu público-alvo, poderá ainda chamar a atenção para uma campanha ou promoção que esteja a decorrer na sua empresa. Aproveite as suas redes sociais para humanizar a sua marca, utilizando conteúdos que transmitam a personalidade da sua empresa. Já experimentou postar citações, imagens de festas e eventos da empresa ou fotografias de alguns dos trabalhos que realizou? Pense nisto e envolva os seus cientes com a marca!

 

 

Lembre-se que o marketing de relacionamento consiste em estar constantemente em contato com os seus clientes, dando-lhes importância de diversas formas. Assim, conseguirá conquistá-los mas, mais que isso, manter uma relação saudável e duradoura!

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