Marketing: como aumentar as vendas no Dia da Mãe

O Dia da Mãe está quase a chegar e, tal como todas as datas comemorativas, o primeiro domingo de maio também não deve passar despercebido. No Brasil, esta é a segunda melhor data no setor do comércio – a primeira é imbatível, já que se trata do Natal!

Apesar de não estarmos do outro lado do Atlântico, o Dia da Mãe também tem impacto no comércio Português. Por isso, há que aproveitar, já que todas as desculpas são boas para vender mais!

 

Tem uma grande empresa, uma loja de comércio tradicional ou tem um negócio e trabalha a partir de casa?

 

Para todas as situações existem métodos e, para saber quais são os que se adequam ao seu caso, é muito simples: identifique os meios que tem à sua disposição, conheça os seus produtos ou serviços como ninguém e perceba como pode torná-los apelativos e adequados para o Dia da Mãe.

 

Existem algumas ações que pode concretizar antes desta data. Aliás, esta é primeira dica:

 

1. Não deixe tudo para a última

 

As campanhas de marketing têm uma estrutura assente em três etapas:

 

  • Planear – Momento em que são definidos os objetivos e as ações para alcançá-los. Para além disso, devem definir-se também os produtos ou serviços necessários para a sua realização.
  • Implementar – Execução das ações definidas no planeamento.
  • Avaliar – Etapa em que se analisam os resultados obtidos com a campanha, para poder melhorar em situações futuras.

 

Como se pode perceber, o planeamento é essencial – e planear implica definir alguns parâmetros com antecedência.

Para além disso, é muito importante que divulgue a sua ação promocional e, para que o público se possa familiarizar com a sua proposta, não convém fazê-lo muito próximo da data em questão.

Mesmo que não realize campanhas de marketing, não deixe de definir os seus objetivos e de estabelecer métodos para alcançá-los. Por isso, antecipe as ocasiões e não perca clientes para a concorrência. Promova-se a tempo de ser o eleito do público porque, caso contrário, não vão lembrar-se da sua marca e isso significa menos vendas.

 

2. Defina o que vai fazer

 

Atualmente, e dada a crise económica que se instaurou, muitos gerentes fazem campanhas de marketing que incluem grandes descontos, por vezes até 70%. No entanto, existem outras alternativas para vender mais, sem ter que recorrer a uma redução de preços exaustiva – podem realizar-se promoções de menor valor e compensar de outras formas.

Todos os negócios podem ser adaptados a dias festivos, basta para isso que exista originalidade. Para comprovar que a criatividade é determinante, selecionámos três áreas de negócio que ilustramos com algumas sugestões.

 

Restaurante

 

Opte por criar um menu especial para as refeições do Dia da Mãe. Uma outra sugestão que lhe permite marcar a diferença face à concorrência é utilizar individuais de mesa ou toalhas de mesa personalizadas para o seu restaurante e, se possível, com um design adaptado a este dia.

 

 

Um menu especial e um ambiente adequado à data, fazem toda a diferença para os clientes.
Um menu especial e um ambiente adequado à data fazem toda a diferença para os clientes.

 

 

Cabeleireiro

 

Pode criar uma promoção para mães e filhos. Para além de receber, no mínimo, mais dois clientes no seu estabelecimento, pode ainda fidelizá-los para as próximas vezes. Para isso, não se esqueça de ter disponíveis os cartões de fidelização do cabeleireiro.

 

 

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Ofereça um incentivo aos seus clientes, para irem ao seu salão de cabeleireiro.

 

 

Loja de roupa

 

Opte por criar uma ação promocional, oferecendo motivos aos clientes para irem à sua loja. Se preferir não colocar desconto imediato, ofereça o valor em conta cliente! Quando fizer o embrulho, não se esqueça de colocar uma etiqueta autocolante alusiva ao Dia da Mãe!

 

 

Opte por descontos que impliquem que o cliente a volte à sua loja.
Opte por descontos que impliquem que o cliente a volte à sua loja.

 

 

DICA: É muito importante que faça uma lista de todos produtos que necessita de comprar. Só depois de selecionar os mais importantes, deve encomendar – assim evita gastos desnecessários.

 

3. Divulgue as ações que vai realizar

 

Muitas vezes a palavra “promover” remete para “investir muito dinheiro” – o que não é verdade!

 

Divulgar o seu negócio ou as suas campanhas de marketing pode passar por colocar cartazes que revelem os seus produtos ou serviços para o Dia da Mãe. Na 360imprimir, pode comprar cartazes a partir de 10 cêntimos a unidade! Afixe estes impressos no seu estabelecimento ou no espaço de um amigo ou de um familiar e promova-se a baixo custo.

Para além de preparar os seus clientes com antecedência, aproveite esta data para atrair novos clientes. Para isso, e mantendo a opção de ter um nível de investimento muito baixo, distribua flyers com as mesmas informações dos cartazes. Uma boa solução é entregá-los na rua, a pessoas que têm o perfil que procura – retire cerca de 30 minutos do seu horário laboral ou do horário dos seus colaboradores e invista neste tipo de promoção. Opte pelas imediações do seu estabelecimento e, se houver possibilidade, selecione uma altura do dia em que exista movimento nesse local.

 

Estas são algumas ideias para divulgar as ações que está a preparar para o Dia da Mãe, mas podem adequar-se a outras datas comemorativas.

 

Lembre-se: ter produtos ou serviços de excelente qualidade ou adequados a um acontecimento não é suficiente; é muito importante que as pessoas saibam dos programas ou campanhas de marketing que está a preparar, porque se não souberem não vão escolher a sua marca!

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