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Como fazer um Manual de Identidade Visual

Algumas empresas ou negócios não apresentam uma identidade corporativa definida e muito menos tem um Manual de Identidade Visual. No entanto, estes são elementos essenciais para ser bem sucedido no mundo dos negócios, e é por isso que lhe vamos explicar como fazer um Manual de normas de Identidade Visual.

Para começar, deve saber que a sua marca é muito mais que um logótipo que aparece na sua publicidade. A sua marca é composta por diferentes elementos como: valores, missão, identidade visual, posicionamento, entre outros.

Fazer um Manual de Identidade Visual vai ajudá-lo com a organização de uma identidade gráfica da sua marca. Isto não significa que o resto dos elementos não sejam importantes, uma vez que todos se complementam para chegar ao resultado final. 

manual de normas de identidade visual

Comece por definir aquilo que pretende representar com a sua marca e defina os valores que vai representar. Para o ajudar, veja o nosso artigo sobre Como criar um Branding para dar Personalidade à sua Marca e siga as nossas dicas.

Existem diversas dúvidas em relação ao Manual de Marca e muitas empresas não conhecem a sua importância. A verdade é que o Manual de Identidade Visual não é apenas importante para as grande empresas, mas é um requisito que todas as empresas devem cumprir independentemente da sua magnitude.

De seguida, respondemos-lhe a outras questões acerca do Manual de Identidade Corporativa:

O que é um Manual de Marca?

Um Manual de Identidade Visual refere-se ao documento onde é especificado quais os elementos gráficos que constituem a imagem corporativa de uma empresa e como estes devem ser utilizados, seja de uma forma online como offline.

A extensão deste livro pode variar segundo as especificações de cada empresa, pode ser desde apenas uma página até um livro inteiro.

Manual de identidade visual

A importância de ter um Manual de Normas de Identidade Visual

Ter um Manual de Identidade é importante, uma vez que é lá que são estipuladas e detalhas as medidas e normas da imagem corporativa da sua empresa. Para além disso, o Manual será a melhor ferramenta para gerir qual a melhor forma de reproduzir a sua marca quando necessitar de a reproduzir em qualquer contexto.

O Manual de Identidade Visual vai fazê-lo poupar tempo e terá total coerência em tudo o que refira a sua marca. Independentemente de onde faça publicidade, ou quem utilize a sua marca, saberá sempre a forma correta de utilizar a sua imagem e pode garantir que tudo fica na mesma linha de comunicação.

Elementos que deve ter em conta para fazer um Manual de Identidade Visual

  • Logótipo: dentro deste manual deve especificar todos os elementos no briefing que foi elaborado para definir o logótipo final. Isto será a base principal para definir as restantes regras do manual.
  • Cores e fontes corporativas: defina as cores que se podem aplicar no seu logótipo, faça diversas variações de cores- tanto a preto e branco como a cores. Para além disso, defina se o logótipo pode sofrer variações de cor ou de elementos. Deve igualmente especificar que fontes ou tipografia fazem parte das variações do seu logótipo.
  • Elementos gráficos extra: este é um ponto que nem todas as empresas incluem no momento de fazer o seu Manual de Identidade Corporativa. Refere-se aos padrões, ícones ou fotografias que se podem definir para criar fundos, expressar várias ideias ou incluir fotografias que variam com o logótipo.
  • Papelaria corporativa: Relembre-se que para ajudar no êxito da sua empresa deve ter todos os seus materiais impressos com o logótipo, por isso, é de grande importância que no Manual esteja definido como se utilizará o logótipo nos diferentes materiais ao realizar um design específico para impressão.
  • Usos incorretos: Deve também deixar claro como e onde não se deve utilizar a imagem da sua empresa. Isto irá garantir que o seu logótipo não é deformado ou aplicado de forma a mudar a imagem da marca.
manual de identidade visual como fazer

Relembre-se que, quanto mais detalhado for o seu material, menos são as possibilidade de existirem erros na divulgação da sua marca. Para saber como fazer um Manual de Identidade Visual, também é bom que reúna uma equipa de trabalho com designers, para garantir que o seu Manual é o mais completo possível.

Agora apenas tem que levar a cabo todos estes passos e começar a criar o seu Manual de Identidade Visual que irá ajudar a sua empresa a crescer no caminho do sucesso.

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