Impressão offset ou digital: saiba as diferenças

Dois processos, diferentes funcionalidades, vantagens e desvantagens. A impressão offset apresenta melhor qualidade mas a impressão digital também tem benefícios e, quando se trata de imprimir, estes são os dois processos mais utilizados.

Até aqui é fácil, a dificuldade está em perceber as diferenças. Reunimos as principais vantagens e desvantagens de cada método para que seja rápido compreender!

 

Offset

 

A impressão offset surgiu há muitos anos, e trata-se de um método indireto. O processo foi-se modernizando com o avanço tecnológico, mas o princípio base mantém-se até hoje: quando entram em contacto com o papel, vários cilindros com uma tinta específica – Cíano, Magenta, Amarelo e Preto (CMYK) –, deixam camadas de cor que formam imagens e textos. Hoje, para além da escala de cores CMKY, é possível adicionar a estas impressoras a paleta Pantone – que consiste numa mistura específica de pigmentos que permite obter cores especiais, como metálicos e fluorescentes.

 

O processo offset garante ótima qualidade de impressão.
O processo offset garante ótima qualidade de impressão.

 

 

Vantagens

 

  • Flexibilidade de tamanho: a impressão offset permite imprimir produtos de grandes dimensões;
  • Flexibilidade de materiais: adequa-se a vários tipos de papel e a diferentes gramagens;
  • Médias e grandes tiragens: a relação custo-benefício é muito boa para quantidades superiores a cem unidades, uma vez que é necessário criar uma chapa para cada arte;
  • Cores e técnicas inovadoras: utilizar cores especiais ou conseguir acabamentos e efeitos diferenciadores com as tintas, só é possível na impressão offset;
  • Qualidade superior: o produto final obtido é melhor, quando comparado com a impressão digital.

 

Desvantagens

 

  • Pequenas tiragens: imprimir em offset tem custos fixos consideráveis – devido à gravação de chapas e aos gastos associados à própria máquina – e, por isso, não compensa para poucas unidades.

 

Digital

 

A impressão digital é a mais próxima do método de impressão doméstico e consiste num processo direto, ou seja, não há intermediários entre a tinta e o papel.

 

A impressão digital é mais utilizada para na impressão de pequenas quantidades.
A impressão digital é mais utilizada na impressão de pequenas quantidades.

 

Vantagens

 

  • Menor tempo: como não há necessidade de trocar chapas, o produto é impresso mais rápido;
  • Dados variáveis: a impressão digital é utilizada em pequenas encomendas, o que permite alterar alguns dados dos produtos impressos – como por exemplo, o nome, o e-mail ou o número de telefone;
  • Pequenas tiragens: como os custos fixos são baixos, este tipo de impressão adequa-se para quantidades reduzidas.

 

Desvantagens

 

  • Menor qualidade: a impressão digital apresenta algumas limitações nos tons verdes, laranjas e cinzentos e, quando comparada com a tecnologia offset, a qualidade do produto final é inferior.

 

Proponha uma correção ou deixe uma sugestão:
carolina.maca@360imprimir.com

Este Artigo foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

One Comments

Deixe uma resposta