Guia completo sobre cartazes

Cartazes, todos nós já vimos bastantes! Uns muito bons, outros muito maus e outros assim-assim. Mas o que os distingue? O que faz de alguns cartazes melhores ou piores que outros?

Fico contente por ter perguntado! Até porque, se está a pensar fazer cartazes, a resposta a esta e a outras perguntas podem ser uma grande ajuda. Por isso, tentei adivinhar algumas das suas dúvidas… Veja se acertei e, já agora, espreite as respostas!

 

O que são e para que servem?

 

Os cartazes são impressos que permitem comunicar com um elevado número de pessoas em simultâneo, transmitindo uma mensagem de forma rápida e prática. Para que assim seja, devem ser afixados em locais públicos e, como se trata de um produto de marketing direto, esses espaços devem frequentados por pessoas que possam estar interessadas na informação.

 

A grande vantagem destes impressos é serem imediatos:

 

cartaz_processo

 

Parece simples?

Não parece, é mesmo! O difícil é suscitar o interesse que quem passa.

Para que isto não aconteça, é preciso ter cartazes que se destaquem pela positiva, porque não adianta chamar à atenção e depois transmitir mal a informação.

Continue a ler e confira as dicas que lhe deixo!

 

Como fazer cartazes apelativos?

 

Quanto menos disser, melhor! Correção: quanto menos texto utilizar, melhor! O grande segredo para ter cartazes de sucesso é apostar numa boa imagem.

Para perceber melhor, pense num artigo de uma revista ou jornal. Repara primeiro na imagem ou no texto? Pois é, todos nós fazemos o mesmo porque, para o cérebro, é muito mais fácil processar imagens.

Mas vamos por partes…

 

Texto

 

O objetivo é captar a atenção das pessoas, e muitas letras juntas não são uma boa ideia! Coloque apenas as informações essenciais, que variam em função da ação que quer divulgar: se estiver a promover o seu novo negócio, é útil referir o nome da empresa, a morada, o que comercializa e os contactos; mas se, por exemplo, os cartazes forem sobre eventos, deve incluir a data, as horas, o local, a principal atração e, quando se justificar, o preço. Estes são apenas dois exemplos porque, na realidade, existem muitos motivos para usar este tipo de marketing.

Seja qual for o propósito dos seus cartazes, o importante é guardar esta ideia: tem que dar às pessoas as informações necessárias para que possam saber mais, mas não deve exagerar na escrita!

 

Imagens

 

O poder visual é tão forte que, por vezes, a imagem quase ganha vida e chama as pessoas. Esse é o truque para fazer cartazes apelativos e, por isso, é muito importante escolher a imagem certa. Sempre que possível seja original – e esta dica que lhe estou a dar tem dois sentidos:

  • Seja original e opte por usar uma ilustração própria, ou seja, que foi desenvolvida para a ação que está a promover. Desta forma, evita que outras pessoas ou empresas utilizem a mesma imagem e não corre riscos de que esteja associada a outro conceito ou marca;
  • O outro sentido, é a originalidade enquanto algo diferenciador, não deixando ninguém indiferente aos seus cartazes.

 

Já agora, tome nota! Devem utilizar-se no máximo duas imagens porque, assim, evita-se “ruído” na mensagem que se pretende transmitir.

 

Bons cartazes vs Maus cartazes

 

BOM_vs_MAU
Apostar numa boa imagem e escrever apenas as informações necessárias são aspetos fundamentais para obter cartazes de sucesso.

 

No exemplo anterior, pode perceber-se a diferença de comunicação. À primeira vista não existem dúvidas sobre qual dos cartazes é o mais apelativo! É claro que o cartaz da esquerda vai permitir alcançar muito melhores resultados.

 

Tipos de cartazes e exemplos

 

Cartazes publicitários ou comerciais

 

Promovem uma ação que pode trazer bons resultados a uma empresa. Estão muito associados a produtos ou serviços de atividades lucrativas, cujo objetivo principal é divulgar.

 

Cartazes culturais

 

Anunciam eventos que interessam ao público devido a motivos profissionais ou de lazer. Por exemplo, exposições de arte, espetáculos, concertos, filmes, concentrações, entre tantos outros.

 

Cartazes informativos ou educativos

 

Possibilitam comunicar informações que têm por base a aprendizagem. São muito utilizados nas escolas porque permitem transmitir conhecimentos de forma criativa.

 

Cartazes sociais

 

Destinam-se a corrigir falhas do comportamento cívico da sociedade e alertam para causas sociais. No fundo, o grande objetivo destes cartazes é denunciar questões que afetam a vida das pessoas.

 

Cartazes políticos

 

Destacam ideais políticos, mensagens sobre determinado assunto que tenha impacto na política ou podem apenas remeter para um partido – com o objetivo de divulgar a identidade dos seus membros ou reforçar a sua credibilidade.

 

 

Proponha uma correção ou deixe uma sugestão:
carolina.maca@360imprimir.com

Este Artigo foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

Deixar uma resposta