Design

Gabarito: Como fazer um modelo para impressão

Já deve ter usado alguma vez a expressão alto gabarito para ser referir a algo com classe, com elevado nível, certo? Esta utilização como adjetivo para falar de qualidade é a primeira pista para o assunto deste artigo.

Contudo, para respondermos sobre o que é gabarito, vamos começar com outras perguntas: Como é que sabemos quantos cartões de visita cabem no plano de uma folha? Como imprimir um fundo de cor sem deixar margens brancas? Como ter a certeza de que toda a informação está devidamente alinhada?

Para resolver estes e outros problemas, as gráficas contam, desde sempre, com um método tão simples como eficaz. Sim, estamos a falar do gabarito para impressão ou, se preferir, do modelo de impressão.

O que é um gabarito de impressão

Gabarito – Significado: O gabarito de impressão, também chamado modelo para impressão, é um ficheiro com todas as marcações predefinidas. É a partir destas marcações, e a respeitar os limites impostos por elas, que o design deverá ser construído.

Em outras palavras, estes ficheiros contemplam já as margens a serem seguidas para que todos os elementos fiquem dispostos nos sítios corretos. Desde que estas margens sejam devidamente respeitadas, a impressão sairá perfeita.

Com isso, queremos dizer que nenhuma informação sairá cortada, as nossas peças impressas não terão filetes brancos indesejados, as nossas impressões de frente e verso não terão um dos lados invertido, entre muitas outras situações que poderão ser evitadas.

Como fazer um modelo para impressão

Como vimos, todo o tipo de trabalho gráfico deve ter o seu modelo de impressão. Sejam eles gabaritos para sublimação, offset ou qualquer tipo de impressão, todos terão em comum a necessidade de estabelecer margens. Os elementos que devem constar num gabarito são:

  • Margem de Segurança – Assinalada com uma linha verde, indica a área em que devem estar todas as informações relevantes como: textos, fotografias, logos, etc. Seja qual for o design criado, por mais criativo que possa parecer, terá sempre de estar dentro destes limites.
  • Linha de Corte – É uma linha vermelha, colocada por fora da linha verde, que vai indicar a área real da impressão. Ou seja, a medida final que o seu material terá após o corte. Tudo o que ultrapassar os limites desta área, será eliminado com o corte.
  • Bleed – Esta é uma linha azul que vai estar depois da linha de corte. Mas se vai ser cortada, porque é importante? Esta linha mostra até onde a cor ou a imagem de fundo devem ser esticadas. É a margem do bleed que dá a garantia de que a impressão não terá bordas brancas.

gabarito de impressão

Para além das margens que mencionamos acima, os gabaritos podem apresentar outras indicações importantes para o contexto de um trabalho. Marcação para picotado, para dobra, para aplicação de verniz reservado, cortes em formatos especiais, tudo pode e deve ser indicado para evitar erros de impressão.

Para criar um modelo de gabarito, os profissionais utilizam alguns dos softwares de edição de imagens mais populares, como: o CorelDraw, o Photoshop ou o Adobe Illustrator. No entanto, caso não saiba utilizar nenhum destes editores, ainda assim tem boas alternativas

Modelos de gabaritos

Para quem não sabe trabalhar com editores de imagens, há ferramentas bem mais comuns que permitem fazer alguns gabaritos simples, porém, eficazes. O Word é um destes exemplos.

Ao criar um novo documento no Word, é possível selecionar modelos de cartões de visita, convites, flyers e muitos outros materiais. Estão todos devidamente configurados, basta preenchê-los com os seus dados e tem um gabarito pronto para imprimir.

Outra alternativa será utilizar um serviço online de edição de imagem. Canva, Design Bold, Crello, Snappa são todas plataformas bastante intuitivas e que permitem preparar corretamente os ficheiros para impressão. A maioria oferece versões mais básicas de forma gratuita e todas têm versões completas mediante subscrição.

Igualmente fácil será selecionar e utilizar um dos templates disponibilizados pela 360imprimir. Sim, temos modelos para impressão de vários materiais. No entanto, caso os templates disponibilizados não sejam exatamente o que procura, sempre pode consultar a nossa equipa de designers.

modelo para impressão

Agora que conhece um pouco mais sobre técnicas de impressão, já pode enviar-nos os seus ficheiros com a configuração ideal para um trabalho perfeito. Por cá, estamos prontos para entregar impressões cheias de gabarito.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *