Flyers: 9 truques para conseguir bons resultados

Os flyers são a primeira escolha quando o objetivo é divulgar um evento, a abertura de um novo espaço ou uma promoção nos produtos ou serviços da empresa. Difícil é saber por onde começar, como distribuir e como conseguir angariar público para futuras ações – sim, isto é possível, os flyers não são só para o curto prazo! Foi a pensar nisto tudo que fizemos uma lista… Quer saber mais? É só continuar a ler!


1. Planear o conteúdo

Um dos principais erros que se cometem, é colocar informação em excesso nos flyers. No entanto, este problema é simples de resolver! Escreva apenas o essencial e, para isso, basta responder a três perguntas:

 

  • O quê? Esta informação deve ter maior destaque, uma vez que é o motivo do flyer e é o primeiro ponto de interesse do potencial cliente.
  • Quando? Indica o tempo em que o público deve agir para conseguir aderir ao que está a ser divulgado. No caso de eventos, devem incluir-se a data e hora.
  • Onde? Refere o local ou estabelecimento onde se pode encontrar o que foi destacado em “o quê?”.

 

Assim, já organizou grande parte do conteúdo. Depois, é apenas necessário contruir um texto de 2 a 3 linhas, para convidar o público a aderir à ação. Seja persuasivo!

 

2. Não colocar muita informação

O flyer é mais uma informação que as pessoas recebem na rua e, por isso, é preciso que a mensagem seja transmitida à primeira vista de olhos. Para chamar a atenção, aposte no design. Conhece a máxima “uma imagem vale mais que mil palavras”? É exatamente isso que acontece nos flyers, por isso não polua o visual com demasiados detalhes informativos ou com muito texto.

 

3. Determinar a duração da divulgação

Os flyers não devem ter um carácter temporal ilimitado, até porque as ações que são divulgadas também não são eternas. No caso de uma campanha, por exemplo, é essencial apresentar datas para que o potencial cliente se sinta pressionado a aderir. Desta forma, a promoção e a divulgação têm maior efeito.

 

4. Definir o público-alvo

Quem é o público que frequenta o seu estabelecimento ou os seus eventos? Quem é o público que pretende atrair para o seu estabelecimento ou para os seus eventos?

Pois bem, essas são as pessoas a quem devem ser entregues os flyers.

Muitas vezes estas respostas são complexas e, por isso, é importante definir uma estratégia: observe o movimento do seu estabelecimento, defina o objetivo que pretende alcançar com a campanha e, depois, trace um perfil para os potenciais compradores.

 

5. Informar a sua equipa

É muito provável que os interessados na ação que está a divulgar, queiram saber mais sobre o assunto. Nesse sentido, é muito importante que os restantes colaboradores da empresa estejam a par da situação, para estarem aptos a responder aos clientes e, se possível, para finalizarem a venda nesse momento. Uma empresa é uma equipa e, por isso, todos se devem esforçar no mesmo sentido: mobilize os seus colegas ou funcionários para que a ação tenha tanto impacto quanto possível!

 

6. Distribuir ao público correto

Os flyers devem ser distribuídos em sítios muito movimentados porque, dessa forma, é possível alcançar um maior número de pessoas. É muito importante que nesses locais esteja presente o público que definiu anteriormente. Não se esqueça da sua estratégia: lugares com muitas pessoas que não têm interesse para o seu negócio, são lugares desadequados. Conhece o ditado “mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar”? No caso dos flyers mais vale abordar poucas pessoas que adiram, do que muitas pessoas que não estão interessadas.

 

7. Medir a eficácia

Ofereça descontos ou brindes na entrega dos flyers em loja e, desta forma, pode ter noção da diferença de impacto entre as várias campanhas que realiza. Na parte de trás deste produto de marketing pode colocar campos de preenchimento para os de dados – como o nome, o e-mail ou o número de telefone.

 

8. Atrair potenciais clientes à loja

Para além de saber quantos flyers distribuídos geraram retorno, consegue fazer uma base de dados com as informações do público. Em marketing, essa informação é tão valiosa como gerar vendas! É que dessa forma pode contactar quem está interessado no seu negócio em diversas ocasiões futuras e isso pode trazer-lhe bons resultados.

 

9. Angariar os dados do potencial cliente

“Quer fazer ficha de cliente?”, esta é a pergunta de que não se pode esquecer! Assim consegue obter informações mais restritas que lhe permitem personalizar as campanhas promocionais – como a data de aniversário, hobbies ou a morada.

Quanto mais souber sobre os seus clientes, maior sucesso terão as suas ações de marketing. Desta forma, consegue criar um padrão sobre os hábitos e costumes do seu público e, assim, pode atuar de acordo com os seus conhecimentos.

 

Agora fly! Voe no campo da imaginação, crie flyers atrativos e utilize estas técnicas para obter sucesso.

 

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carolina.maca@360imprimir.com

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