Facebook: 6 dicas para usá-lo a favor do seu negócio

As redes sociais são cada vez mais importantes no quotidiano das pessoas. Atualmente, independentemente do local onde se encontram, inúmeros utilizadores estão ligados através da internet e, para além de partilhar conteúdo, também procuram informações de acordo com os seus interesses.

Apesar das inúmeras redes sociais, existe uma que ganha destaque e merece a atenção das empresas: o Facebook. Em Portugal esta é uma das melhores ferramentas para negócios – de entre todas as redes sociais, o Facebook destaca-se pelos bons resultados que garante.

Neste artigo, queremos dar-lhe boas razões para apostar no Facebook mas, mais que isso, queremos mostrar-lhe como tirar o máximo proveito desta plataforma. Quer ser bem sucedido? Os próximos 5 minutos vão trazer-lhe muito retorno!

 

1. Opte por descrições de texto curtas e objetivas

De acordo com um artigo de Neil Patel, um conceituado profissional de Marketing Digital, o típico utilizador precisa de apenas 8,5 segundos para perceber se o conteúdo de uma publicação lhe interessa. Por isso, aposte em frases curtas e diretas, tornando-as de fácil leitura. E, não se esqueça: seja original – diferencie-se e transforme o Facebook do seu negócio em algo interessante para os seguidores!

 

2. Escolha descrições de texto originais

As perguntas são uma ótima opção porque geram muita interatividade. Ao optar por colocar uma pergunta, o utilizador, ainda que de forma inconsciente, vai responder à questão e já está a estabelecer uma ligação com a sua marca. Por exemplo, se tiver um negócio relacionado com produtos de beleza, pode anunciar uma promoção através de uma interrogação: “Já aproveitou os 40% de desconto em cremes hidrantes? Termina hoje!”. Desta forma estará a suscitar o interesse dos seus seguidores e a transmitir-lhes uma informação muito relevante!

 

3. Utilize imagens apelativas

O feed de notícias do Facebook contém inúmeras publicações de amigos, familiares ou dos grupos em que se está inserido e, por isso, torna-se essencial que as suas publicações se distingam das restantes. Como? Pois bem, à semelhança das outras redes sociais, também o Facebook vive de imagens! É claro que o texto é muito importante, mas são as imagens que chamam à atenção – aposte nisso!

 

 

4. Adicione links para o seu website

Sempre que possível leve os seus seguidores até um ponto de venda ou de credibilização da sua empresa. Opte por divulgar novos produtos ou serviços, colocando uma ligação para o seu website ou, em alternativa, transmita profissionalismo ao disponibilizar informação útil aos seus potenciais clientes – redirecione-os para o blog da empresa. Lembre-se: quem o segue no Facebook está interessado na sua marca, então gere valor para o seu negócio ao tirar proveito desse interesse dos fãs!

 

5. Não fale apenas sobre o seu negócio

Se criou uma página de Facebook para a sua marca não deve descurá-la: faça posts que remetam para o seu negócio – quer sejam novidades, curiosidades ou informações úteis! Mas atenção, não faça publicações apenas relacionadas com a empresa. Opte por apresentar conteúdos diversificados porque, desta forma, para além de não se tornar cansativo, torna-se imprevisível, suscitando o interesse da audiência!

 

6. Faça publicações em determinados dias e horários

Sabia que alguns horários geram mais interações que outros? De acordo com um estudo da Vitrue e do Bit.ly, os horários mais propícios para fazer publicações são entre as 13h e as 16h, com especial destaque para as 15h. As publicações podem não ter mais visualizações neste período, mas têm tendência a registar maior nível de interatividade.

Apesar de estes serem os momentos recomendados para publicar, é importante ter em atenção o público-alvo do seu negócio e os momentos relevantes para essa audiência. Por exemplo, regra geral, as empresas cujos clientes são outras empresas – público B2B – registam maior interatividade no horário laboral.

Saiba porque é tão importante conhecer os seus clientes

 

O importante é estar sempre a par de todos os canais de comunicação existentes no mercado para que possa divulgar o seu negócio da maneira mais eficiente possível. Isto é extremamente importante porque, quanto mais pessoas souberem da sua empresa e dos produtos e serviços que disponibiliza, mais oportunidades terá para conseguir fidelizar os atuais clientes e alcançar novos consumidores.

 

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