Erros de impressão: 7 dicas para evitá-los

O recurso a materiais impressos continua a ser muito frequente e é uma prática comum em Pequenas e Médias Empresas e também em Empresários que trabalham a título individual.

Muitas vezes, os nossos clientes querem imprimir os seus produtos de marketing – como Cartões de Visita, Flyers, Vinil e muitos outros – e surgem questões! A nossa Equipa de Apoio ao Cliente falou connosco para partilhar as principais dúvidas que surgem no processo de compra do material gráfico. Consegue adivinhar qual é a pergunta mais frequente?

“Como posso garantir que os meus produtos de marketing vão ser impressos tal como eu pretendo?”

“Como posso garantir que as cores que estão no meu design são as cores que vão ser impressas?”

“Quais as dimensões ideais tendo por base a funcionalidade que vou dar ao meu produto?”

 

Estes são apenas alguns exemplos. Quer encontrar a resposta a esta e a outras perguntas? Vamos a isso!

 

1. Cores de impressão

Importante: se está a preparar um design cujo objetivo é ser impresso, lembre-se de optar pelo sistema de cores CMKY (Cíano, Magenta, Amarelo e Preto). Não selecione e a opção RGB porque estas cores apresentam diferenças quando são vistas no ecrã do seu computador e quando são impressas – as cores RGB estão preparadas para ser vistas em ecrãs.

Por isso, se pretende imprimir o seu material gráfico, opte pelo CMYK – que é utilizado em várias tecnologias de impressão, sobretudo na Offset, permitindo-lhe obter produtos de melhor qualidade e cujo resultado final é o pretendido.

 

 

 

 

2. As dimensões

É um dos aspetos mais importantes, para garantir a eficácia da comunicação. As dimensões devem estar adequadas à funcionalidade do produto e é essencial adequar a quantidade de informação ao espaço disponível – a quantidade de texto e imagens que os Cartazes A1 podem ter é muito superior à dos Cartazes A4!

Se utilizar o Illustrator, Photoshop, Corel ou algum outro programa, a primeira decisão deve ser a dimensão do design e a escolha de uma resolução adequada.

 

 

 

 

3. Margem de Sangria

Se as dimensões são importantes, a margem de sangria não pode ser descurada! Esta Margem é essencial para garantir que o Design terá todos os elementos de texto e imagens, permitindo que no momento do corte não sejam eliminados aspetos essenciais dos seus produtos impressos.

Este é um dos erros mais comuns e, por isso, tome nota: quando criar o seu design adicione 2mm em cada um dos lados. Não coloque texto ou informações relevantes nestes 2mm, para que o corte não tenha influência na sua comunicação.

A questão que está a fazer neste momento é: “como posso adicionar a margem de sangria ao meu deisgn?”. É simples, nós ajudamos: se pretende um produto com as dimensões 105x148mm, deverá criar um design de 109x152mm! É muito fácil e pode reduzir a probabilidade de erros de impressão!

 

 

 

 

4. Materiais de Impressão

Já idealizou como pretende o seu produto? Pois bem, então é importante ter em mente que o resultado final que deseja está muito relacionado com o tipo de material que escolher.

Por exemplo, se pretende escrever nos seus impressos – como acontece com o Papel Timbrado – deve selecionar um material adequado para impressora e que permita a escrita com caneta. O papel offset é uma excelente opção!

Se, por exemplo, pretende distribuir os seus contactos através de Cartões de Visita, deverá optar pelo papel couché ou cartolina – que são materiais resistentes, que conferem durabilidade ao produto. Uma outra opção é o papel autocolante – isto, é claro, no caso de pretender obter Cartões de Visita Autocolantes.

 

5. Selecione a imagem ideal

As imagens são determinantes na comunicação. Não pode utilizar-se uma fotografia captada com uma máquina fotográfica profissional e pensar que equivale a uma fotografia captada com um telemóvel do ano 2008! Aposte em imagens de qualidade com 300dpi (pixeis por polegada) – caso contrário obterá produtos de marketing com imagens desfocadas, que transmitem falta de profissionalismo!

 

6. Tipo de Letra

Existem inúmeros tipos de letra e certamente muitos deles são do seu agrado! Escolha um tipo de letra que vá de encontro à identidade visual da sua marca e, se precisar de mudar, opte por fazê-lo no sistema de origem – pode utilizar negrito, itálico ou outras opções, mas deverá realizar a alteração na sua origem.

Esta questão é relevante porque o PDF não guarda alterações realizadas manualmente. Ao realizar a devida conversão está a garantir que o tipo de letra impresso, equivale ao tipo de letra que alterou!

Uma outra dúvida que está na origem de alguns erros de impressão é a cor do texto. Se pretende imprimir texto a Preto, opte pela cor 100% Preto, ou seja, C 0%, M 0%, Y 0% e K 100%. Desta forma, conseguirá obter melhores resultados, sobretudo se utilizar um tipo de letra pequena – caso contrário o volume de tinta poderia não ser suportado por ser muito elevado.

Em relação ao tamanho da letra, recomendamos que não utilize uma dimensão inferior a 7 pontos!

Agora sim, já pode preparar o sue texto para impressão, verdade?

 

 

 

 

7. Guarde o ficheiro em PDF X-1a

Parece algo pouco importante, mas é um dos principais aspetos a ter em conta. O ficheiro final deve ser guardado em PDF X-1a para garantir que não ocorrem erros de impressão.

Os nossos clientes questionam-nos com frequência porque têm que submeter o ficheiro em PDF X-1a. A resposta é simples: não queremos clientes insatisfeitos e o PDF X-1a é o único formato capaz de assegurar uma impressão igual à pretendida.

Se tem dificuldades em guardar o ficheiro neste formato, poderá submetê-lo num outro, como por exemplo, PDF, JPEG, PNG, TIFF, entre outros. Nesse caso, pode contar connosco: dispomos de um serviço de revisão e, por muito poucos euros, é possível assegurar total qualidade dos seus produtos impressos!

 

Agora que já sabe como evitar os principais erros de impressão, este é o momento de encomendar os seus produtos e marketing! Consiga os materiais gráficos tal como os idealizou e garanta uma comunicação de sucesso!

 

O que achou deste artigo? Queremos saber a sua opinião!

 

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