Chegar ao logotipo ideal não é um processo fácil e, normalmente, é necessária a intervenção de um designer. Isto, porque se torna difícil colocar numa só imagem tudo aquilo que a empresa é, representando a sua missão, visão e os seus valores de negócio.
E pode mudar-se o logo? Sim, é como se de um visual se tratasse: pode ser alterado desde que se mantenha a essência. A imagem do Google, por exemplo, entre 1998 e 2015, sofreu várias modificações. No entanto, a marca nunca deixou de ser reconhecida, porque a identidade visual manteve-se.

Tal como existem tendências no mundo da moda, também o mesmo acontece no design. Em 1998, o logo do Google poderia ser considerado muito atual, o mesmo não aconteceria este ano se mantivessem esse mesmo logo.
“Mudam-se os tempos, mudam-se as tendências” – o ditado não é assim, mas esta adaptação soa muito bem! 2016 não é exceção e existem mudanças! Se está a pensar desenvolver um novo logo este ano, espreite as nossas dicas!
O seu logo está na moda?
Há alguns anos que se verificava uma menor utilização da serifa, uma vez que o recurso a este elemento tipográfico não era o ideal para ser visto em ecrãs. No entanto, em 2016 a tendência inverte-se! Como a inovação tecnológica tem permitido melhorias significativas na qualidade da imagem, o recurso à serifa será uma prática comum!
O meio digital vulgarizou-se e, por isso, os tipos de letra que remetem para a “escrita à máquina” caíram em desuso. Este ano opte por criar a impressão de algo personalizado – a caligrafia vintage é uma excelente opção porque remete para uma marca não industrializada. Os produtos ou serviços handmade, ou seja, de produção manual, são cada vez mais populares e o mesmo acontece com o visual de uma empresa.
Esta técnica traduz-se no inverso: consiste em criar uma imagem a partir do não preenchimento do desenho, colorindo o restante. Assim, os espaços negativos tornam o logotipo algo inteligente e simples, permitindo transmitir a mensagem da empresa de forma diferenciadora.
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Gradientes

Utilizar sequências de tons contínuos permite obter um logo sofisticado. Para além disso, ao incorporar este elemento no visual da sua marca, estará a promover simplicidade e, em simultâneo, modernidade.
É uma tendência que vai ganhar destaque e que pode ser obtida ao sobrepor vários elementos. De forma geral, utilizam-se sombras por forma a transmitir uma sensação de profundidade, conferindo-lhes um toque inovador.
Depois de 2000, assistiu-se a um processo gradual para remover sombras, destaques e ângulos. Para contrariar este estilo, em 2016 o 3D está de volta. Exemplo disso é famoso logo dos jogos olímpicos no Rio em 2016.
Se está a pensar criar ou refazer um logo e quer seguir tendências, deve evitar colocar o foco sobre as imagens e dar maior ênfase à tipografia – opte por escolher tipos de letra originais, que fiquem na memória da audiência. Quantos às cores, o preto e o branco são clássicos, mas o uso de outro tom será bem-vindo. Junte o vintage e o moderno, aplique a máxima “menos é mais” e faça sucesso com o seu novo logo.
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