Crise económica: 4 soluções para manter o sucesso do seu negócio

A crise económica é um tema muito frequente – seja nas notícias, no emprego ou até a conversar com amigos, todos nós já ouvimos falar da crise. A verdade é que os ciclos económicos passam por altos e baixos – esta flutuação não é estranha para ninguém, sobretudo para quem tem um negócio. As vendas baixam, o medo e a insegurança instalam-se, e muitos empresários não conseguem lidar com a situação, acabando por “fechar a loja”. Mas então, o que fazer quando a crise lhe bater à porta? Temos algumas sugestões que lhe podem ser muito úteis, ora veja!

 

  1. Pense na perspetiva do consumidor e adapte as suas estratégias

Um estudo realizado permitiu concluir que, no decorrer da crise económica, é possível identificar 4 grupos distintos de consumidores:

  • Os que cortam totalmente nos gastos;
  • Os que poupam, embora não tanto como os primeiros;
  • Os que conseguem manter o mesmo nível de consumo, apesar de terem atitudes mais seletivas em relação às compras que fazem;
  • Os que continuam a consumir como antes da recessão, ou seja, os consumidores que não estão preocupados em poupar.

 

Assim sendo, é fundamental que as empresas entendam que devem ajustar as suas estratégias de venda em função dos novos hábitos, mentalidade e padrões de consumo dos seus clientes.

Dito isto, lembre-se que a crise pode transformar-se numa oportunidade: faça campanhas com descontos exclusivos, tornando alguns dos seus produtos mais acessíveis, ou crie um evento na sua loja, para chamar a atenção dos consumidores. No momento de divulgar as suas ações, aposte em flyers ou cartazes e, já agora, como todos os pormenores contam, aproveite e veja este artigo sobre a psicologia das cores – certamente tem algumas dicas que são do seu interesse!

 

 

crise2
Ajuste as suas estratégias de venda em função dos novos hábitos, mentalidade e padrões de consumo dos seus clientes.

 

 

  1. Não deixe que os seus produtos percam qualidade

Muitas vezes, em momentos de crise, os próprios empresários acabam por sacrificar a qualidade dos seus produtos, de forma a conseguir reduzir os custos de produção. Não deve fazer isso, até porque o importante, independentemente da momento económico, é garantir que os seus clientes continuam satisfeitos. Fale com os seus fornecedores e tente negociar o preço de aquisição dos bens – desta forma estará a manter a qualidade dos seus produtos e isso irá refletir-se na confiança dos seus clientes face à sua empresa.

 

  1. Fidelize os seus clientes

Aproveite esta fase para estreitar os laços com os seus clientes: aposte numa comunicação personalizada e mais ativa – envie newsletters com informações relevantes ou até mesmo e-mails com campanhas promocionais direcionadas especificamente para determinados clientes. Por exemplo, se tiver uma loja com artigos de desporto, identifique as preferências dos seus clientes e, quando chegar a nova coleção de uma determinada marca, poderá informá-los. Personalização é a palavra-chave! Outra ideia é pensar em criar cartões de fidelização –  poderá oferecer prémios, descontos ou pontos que podem ser trocados por ofertas. Desta forma, certamente terá clientes que voltam a comprar consigo!

 

 

crise1
Existem várias soluções para combater a crise económica, por isso, não deixe que este fator afete o seu negócio!

 

 

  1. Cartões de Visita

Ainda não criou cartões de visita para a sua empresa? Não perca mais tempo! Este produto de marketing é essencial em qualquer área de negócio: imagine que conhece um potencial cliente ou, quem sabe, um possível investidor? Nunca se sabe, por isso, o ideal é ter os seus contactos por perto! Não se esqueça de colocar informações essenciais nos seus cartões de visita – o seu nome ou o nome da sua empresa, um contacto telefónico, o e-mail e ainda o logótipo da sua marca.

 

 

Agora já sabe, existem várias soluções para combater a crise económica, por isso, não deixe que este fator afete o seu negócio. Mantenha a calma, pense estratégicamente, assegure a qualidade dos seus produtos e aproveite para investir em oportunidades que divulguem a sua marca e fidelizem os seus clientes!

Este Artigo foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

Deixar uma resposta