Gestão & Negócios

Ano Novo, Estratégia nova! Dicas para inovar no ano de 2019

O começo do ano é a altura mais propícia à mudança e ao início de novos projetos, e por isso torna-se um momento ideal para utilizar toda a sua criatividade e capacidade de inovar.

É também no início do ano que são reveladas muitas das novidades, que podem vir a fazer parte da sua estratégia de marketing. Aproveite esta altura para organizar e planear o novo ano, de forma a garantir que tem uma estratégia de mercado estruturada e inovadora.

Neste artigo iremos inspirá-lo para melhorar a sua estratégia, com o intuito de, não só atrair clientes novos, como também aumentar as vendas no início do ano.

Preparar uma estratégia inovadora

Estratégias de mercado

Antes de repensar a sua nova estratégia de inovação, existem dois aspetos que deve tomar em consideração, no momento inicial de estruturar o seu plano de ação:

1. Reveja a sua estratégia atual

É importante que identifique os pontos positivos e negativos da estratégia que tem em vigor. Não necessita de começar uma estratégia do zero, utilize a informação que já tem ao seu dispor como um ponto de partida. Analise a sua estratégia atual e recolha os pontos fortes e aspetos a melhorar.

2. Defina objetivos para o ano

Deve organizar a sua estratégia focado naquilo que pretende alcançar a longo prazo. Se o seu objetivo é posicionar a sua marca num segmento premium, então encaminhe a sua comunicação neste sentido.

Vai lançar um novo produto ou gama de produtos? Defina como vai fazer a sua comunicação e quais os matérias de marketing que lhe poderão ser úteis, considere também se faz sentido optar uma estratégia de relações públicas, por exemplo.

Dicas para Inovar a estratégia

1. Melhore a experiência do utilizador

A experiência de utilização é uma dos aspetos mais valorizadas pelo consumidor moderno. Aposte em soluções que simplificam os processos do seu cliente, facilitando-lhe o acesso aos seus produtos. Crie soluções para que o processo de atendimento e compra seja mais eficiente e rápido:Se tem uma loja online, invista por exemplo na funcionalidade de pesquisa por voz. Esta ferramenta facilita a experiência do seu site através do telemóvel, permitindo que este encontre rapidamente aquilo que procura, evitando que acabe numa página concorrente!

No seu espaço físico, pode utilizar vinil para chão, de forma a identificar os diferentes espaços ou categorias de negócio e permitir uma experiencia intuitiva ao clientes ou parceiros de negócio, logo desde o momento em que entram no seu estabelecimento.

Implemente um sistema de chatbot para o atendimento ao cliente. Os chatbots são uma forma inovadora de responder imediatamente aos seus clientes, através de mensagens automáticas. Os clientes tem respostas rápidas para as questões mais simples.

2. Crie a sua própria aplicação

estratégias de inovação

Para além de funcionar como um canal de divulgação, criar uma aplicação da sua marca é o caminho a seguir para inovar a sua estratégia de marketing.

Um aplicação é um aspeto diferenciador no momento de compra, desde que a utilize como aliada na sua estratégia. Existem várias utilizações que podem tornar a sua aplicação mais interessante para o cliente:

  • A sua aplicação pode funcionar como um cartão de fidelização, na qual o cliente pode registar as compras que faz na sua loja e acumular pontos em cada compra.
  • Utilize a aplicação para fornecer um atendimento personalizado, onde os clientes podem saber vários detalhes sobre os seus produtos. Esta funcionalidade pode ainda ser cruzada por a experiência em loja, através da introdução de QR codes nos artigos, que podem ser lidos na aplicação.
  • Partilhe conteúdos úteis e relevantes para o seu público alvo, que suscitem interesse na utilização da aplicação. No caso de vender produtos de alimentação, por exemplo, pode criar uma aplicação com varias receitas utilizando os seus produtos.
  • Promova a comunicação: a sua aplicação pode funcionar com um sistema de fórum para esclarecimento de dúvidas ou até mesmo uma comunidade de utilizadores que partilham ideias sobre a área do seu negócio.

3. Mantenha-se atualizado

empreendedorismo

Com o início de um novo ano, vêm também novas ferramentas e tecnologias que podem ajudar na sua estratégia de marketing. Desde softwares que facilitam processos internos, nova maquinaria até novos canais de comunicação.

Atenção, estar presente em todos os canais de comunicação ou inovar os softwares apenas pela novidade não é o caminho certo:  perca algum tempo a recolher informação e perceba quais as ferramentas que podem ser úteis para o seu negócio.

Escolha as soluções que sejam relevantes para o seu público alvo ou que lhe permitam chegar mais perto deste, mantendo sempre o foco na sua marca e no que ela representa.

Existem inúmeras outras tecnologias que lhe permitam inovar no seu negócio e revolucionar as suas estratégias de mercado. Continue a acompanhar o nosso blog para se manter a par das novidades relacionadas com marketing e descubra como inovar na empresa e expandir o seu negócio.

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