Cores: saiba como podem influenciar as suas vendas

As cores são uma ferramenta de vendas muito poderosa – para além de influenciar o estado de espírito das pessoas, os tons são determinantes no comportamento dos consumidores.

Tem um negócio? Ao compreender as cores e o seu impacto estará a gerar mais vendas e, em simultâneo, estará a garantir que fideliza os seus clientes. É inegável que estamos a falar de uma ferramenta de marketing muito importante, verdade? Então, dedique os próximos 5 minutos a este tema e saiba como as cores podem influenciar o sucesso da sua marca.

Antes de avançarmos para lhe dar a conhecer as cores mais relevantes no mundo dos negócios, é importante fazer uma nota prévia: lembre-se sempre que cada pessoa tem uma determinada reação a uma cor – fatores como o género, a idade, a nacionalidade e até as tendências do momento, são relevantes e tornam subjetiva a escolha do tom ideal.

Já está a questionar-se sobre quais são as cores que podem ajudar a melhorar as vendas da sua empresa? Então, vamos a isso!

 

Azul

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Utrecht, o azul é a cor de eleição nos Países Baixos, independentemente das diferenças culturais. Mas em Portugal, a tendência não é muito diferente – habituados a um litoral repleto de Azul, os Portugueses associam esta cor a calma e serenidade.

Vende produtos de limpeza, tecnologia ou desporto? Aqui está a cor ideal: o Azul!

 

 

Verde

A cor da Natureza, da paciência e da serenidade. Num artigo, Satyendra Singh, fala do impacto das cores no marketing e explica que o verde tem influência no lado positivo do sistema nervoso, ativando as boas energias dos consumidores.

Se a sua empresa estiver relacionada com produtos naturais ou biológicos, não deixe de usar esta cor nas suas etiquetas e autocolantes.

 

 

Vermelho

É uma das cores mais utilizadas e tem um grande impacto na publicidade – quer online, quer offline.

Sabia que o vermelho tem tendência a aumentar o apetite e a pressão arterial? Negócios de fast-food, casinos e discotecas, apostam com frequência nesta cor. Para além disso, importa relembrar que está associada ao amor e à paixão. No Ocidente temos tendência a achar que vermelho é sinónimo de perigo e, na Cultura Asiática, esta cor simboliza a alegria.

 

Em qualquer negócio pode recorrer ao vermelho: saiba utilizá-lo nas alturas certas e chame a atenção dos seus clientes.

 

Branco

Paz, simplicidade e honestidade: o Branco simboliza tudo isto. Adicionalmente, o Branco também está muito associado a limpeza e, por isso, é frequente que marcas relacionadas com a saúde optem por esta cor.

Tem um consultório Médico? Tem uma Clinica? Veja o sucesso que o Branco pode causar!

 

 

Rosa

Desde os anos 40 que esta cor está muito associada à Mulher. Para além de refletir inocência, bondade e simpatia, o cor-de-rosa também está muito associado ao movimento feminista. As organizações de mulheres – ou que defendem causas relacionadas com as mulheres – optam frequentemente por escolher esta cor.

Vende produtos femininos? O seu público-alvo são Mulheres? Então não restam dúvidas: escolha o Rosa.

 

 

Preto

Muito relacionado com a elegância e a sofisticação, o preto deve ser a cor de eleição para marcas, produtos e gamas de luxo. Esta cor é muito utilizada em marcas de tecnologia para transmitir uma sensação de exclusividade.

Também poderá recorrer ao preto para ações especificas: na 360imprimir, por exemplo, o preto está associado a Cartões de Visita Premium.

 

 

Amarelo

O Amarelo é a cor do sol, do verão, do calor e do ouro. Sabia que nos últimos anos, o amarelo se tornou uma das cores de eleição para a compra de carros desportivos de luxo?

Mas o que nos diz esta informação? Muito! Pense connosco: as pessoas têm tendência a deixar-se atrair por esta cor luminosa e atrativa e, nesse sentido, vale a pena utilizá-la para divulgar ações promocionais. Que tal combinar o Amarelo com o Vermelho? Vai correr bem!

 

 

Roxo

Esta cor transmite lealdade e remete para magia e fantasia. Em alguns países como a China ou a França, o Roxo é muito utilizado em embalagens. Em Portugal, esta cor está associada a perfumes ou cosmética.

 

 

Cinzento

Esta cor está muito relacionada com o público-alvo masculino: é muito frequente recorrer-se ao cinza na indústria têxtil e em produtos exclusivos para homens.

Para além disso, é uma cor que funciona muito bem em restaurantes, cafés e lojas com um conceito Premium. Se achar o cinzento demasiado sério, combine-o com uma cor mais colorida – enumeramos algumas opções anteriormente, agora já só lhe falta optar por uma de acordo com as características do seu negócio ou com a ação que está a promover.

 

Se seu objetivo for aumentar as suas vendas, usar as cores certas pode fazer toda a diferença! Em síntese: as cores são uma ferramenta de marketing extremamente importante no que diz respeito a fidelizar os clientes e aumentar as vendas. Afinal de contas, independentemente do sucesso da marca, ninguém vai comprar um produto se não gostar da cor!

 

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