#1 Como vender mais | Cabeleireiro

A indústria da beleza é muito competitiva: para além dos inúmeros produtos que existem no mercado, existem inúmeros estabelecimentos para vendê-los. Nos últimos anos, ir ao cabeleireiro tornou-se um hábito para a maioria da população e, por isso, ter o seu salão é uma ótima oportunidade de negócio. No entanto, existem locais mais frequentados que outros – há quem tente encontrar uma vaga na agenda e há quem tente preencher uma vaga na agenda!

Quer abrir o seu espaço e a pergunta é “como montar um cabeleireiro?” ou já tem o seu salão e questiona-se sobre “como aumentar as vendas?”, saiba que o truque é atrair e fidelizar clientes. Como? Nós explicamos tudo!

 

 

1. Acompanhe as novidades do mercado

 

Apresentar inovações aos clientes é dar-lhes bons motivos para frequentarem o seu espaço. Disponibilize novos produtos, tratamentos ou técnicas no seu cabeleireiro e não deixe que o público opte pela concorrência para fazer o corte ou a coloração que é tendência da estação.

Mas atenção, jamais utilize produtos ou procedimentos porque estão “na moda”. Avalie os benefícios e, se achar que não são recomendados para a saúde, não os utilize. Aproveite a situação a seu favor e ganhe notoriedade, explicando o motivo da sua decisão.

 

 

2. Distribua os seus contactos

 

Para o seu sucesso, uma das principais regras é estar sempre perto dos clientes. Quer saber qual a melhor maneira? Entregando um cartão de visita do cabeleireiro, claro! Assim, sempre que um cliente precisar dos seus serviços, será fácil falar consigo. Não se esqueça de dar atenção ao telefone: se for possível, atenda; caso contrário, ligue de volta assim que puder.

Quando fizer o cartão de visita do cabeleireiro, para além de incluir o nome do estabelecimento e os contactos, coloque também alguns dos principais serviços que fazem. Lavagem, corte e brushing são opções comuns, por isso, opte por destacar serviços diferenciadores que não estão disponíveis em todos os espaços: alisamentos, ondulações, hidratações, extensões, e tantos outros! Olhe para os seus serviços, anote os seus contactos e crie um bom cartão de visita para o cabeleireiro.

 

Saiba como fazer um Cartão de visita de sucesso

 

Como vender mais | Cabeleireiros

 

 

3. Tenha um leque de serviços abrangente

 

Ter várias especialidades no mesmo espaço é uma mais-valia para o cliente, porque lhe permite centralizar todos os serviços no mesmo local.

Mas atenção…

  • Se não souber fazer bem, é preferível não fazer.
  • Se não puder contratar alguém para fazer, não contrate.

O objetivo não é ter clientes insatisfeitos ou perder a rentabilidade do seu negócio. Nestes casos, a solução passa por fazer um acordo com outro profissional e subalugar o seu estabelecimento – para além de disponibilizar um serviço de qualidade, rentabiliza o valor do espaço através de comissões.

 

 

4. Ofereça requinte

 

Todos os clientes gostam de ser mimados, sobretudo quando vão tratar da sua beleza. Esta é uma indústria que tem o poder de realizar as pessoas, transportando-as para uma realidade mais positiva, onde não entra o stress do dia a dia. Por isso, melhore a experiência de consumo: traga-lhes um chá, um café ou um bombom de chocolate e mostre-lhes que se preocupa!

No final, ofereça um kit de boas-vindas: inclua um cartão de fidelização do cabeleireiro, ofereça um marcador de livro e não se esqueça de colocar uma amostra dos seus produtos – por exemplo, um creme para as mãos ou um mini-champô. É claro que, de entre as várias ofertas, o cartão de visita do cabeleireiro não pode ficar esquecido!

Tudo isto é branding: concilie a identidade visual da sua marca – logo, cores, lettering, entre outros detalhes – com o posicionamento que pretende obter!

 

Se pretende saber mais sobre branding, veja o nosso artigo!

 

Como vender mais | Cabeleireiro

 

 

5. Faça ações promocionais e divulgue-as

 

As promoções são essenciais para atrair mais clientes, sobretudo se tiverem um prazo de validade curto. Uma ideia para tirar o máximo proveito das campanhas é recorrer ao “Dia de”:

  • Dia da Mulher – 8 de março
  • Dia da cor (por exemplo, para criar um desconto na coloração) – 21 de março
  • Dia do Trabalhador – 1 de maio
  • Dia da Mãe – 1º domingo do mês de Maio
  • Dia do Amigo – 20 de julho
  • Dia Mundial da Poupança – 31 de outubro

Também existe a opção de criar o “Dia de”. Opte por bons pretextos e informe os seus clientes com alguma antecedência, para que possam reservar algum tempo e dinheiro para poder aproveitar a sua proposta.

Distribua flyers do cabeleireiro com o dia da promoção, envie um e-mail ou um sms para os seus clientes e maximize o lucro!

 

Veja o nosso artigo com 9 dicas para criar flyers de sucesso!

 

NOTA IMPORTANTE: Não realize muitas promoções para que não percam efeito, uma vez que o cliente tende a pensar “aproveito para a próxima, já não deve faltar muito”. É preferível optar por fazer descontos de maior valor, mas poucas vezes! Desta forma também pode apostar em vários meios promocionais: para além de flyers do cabeleireiro, distribua cartazes do cabeleireiro!

 

Saiba como criar os seus cartazes e alcance bons resultados! 

 

Como vender mais | Cabeleireiro

 

 

6. Entenda a internet e saiba como usá-la

 

A internet é um dos mais poderosos instrumentos para captar novos clientes. Um estudo elaborado pela Deloitte revela que, em 2014, 49% dos consumidores pesquisaram online antes de comprar numa loja física. A tendência é crescente e, apesar de os resultados para 2015 ainda não estarem disponíveis, esse estudo previa que o valor aumentasse para 64%. Por isso, estar na internet é importante e, mais importante ainda, é marcar presença da melhor maneira:

  • Tenha um website;
  • Esteja presente em fóruns sobre estética e cabeleireiros;
  • Inscreva-se em plataformas, disponibilizando os seus contactos e serviços.

Quando pesquisarem por um cabeleireiro em determinada zona, o ideal é que conste na primeira página de resultados do Google, porque a possibilidade de o seu salão ser escolhido é muito superior.

 

 

7. Criar conta nas redes sociais

 

As mídias sociais são parte integrante da estratégia de qualquer empresa. Estas ferramentas permitem-lhe divulgar o seu trabalho e, para além disso, permitem que envolva a comunidade com o seu negócio: os seus clientes serão “advogados” da marca e as opiniões e fotografias que partilharem serão um meio de avaliação para novos clientes! O bom de tudo isto é que as redes socais são gratuitas, por isso, se ainda não o fez, crie um perfil para o seu cabeleireiro no Facebook, no Instagram, no Twitter ou noutras plataformas que considere interessantes!

 

Todas estas dicas parecem detalhes mas, quando somadas, têm uma enorme importância. Lembre-se que são os pormenores que podem diferenciar o seu salão de cabeleireiro, por isso, faça cortes de cabelo mas não corte no investimento!

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