Como Fazer Uma Ementa para Restaurante

Se tem um restaurante, café ou bar, de certeza que já se questionou sobre como fazer uma ementa. Sabendo que a ementa do restaurante representa, muitas das vezes, o primeiro contacto dos potenciais consumidores com o seu estabelecimento, a decisão sobre o tipo de informação que se deve incluir, o design da ementa, entre outros é muito importante.

Uma boa ementa pode ser decisiva no sucesso do seu estabelecimento. Aprenda a fazer uma ementa personalizada para o seu restaurante e confira alguns exemplos de ementas para restaurantes e inspire-se!

Como Fazer Uma Ementa

 

A ementa é um elemento fundamental do seu restaurante, por isso, dedique tempo na sua elaboração. Antes de começar a criar a sua ementa, tenha em consideração alguns aspetos importantes, tais como: os pratos e bebidas que pretende incluir na ementa, a ordem dos elementos, o tipo de letra, as cores, entre outros. Lembre-se, também, que pode ter dois tipos de ementas para o restaurante – um com a oferta padrão do restaurante e outro com o menu específico para alguns dias ou semana.

 

 

Veja as nossas dicas que o ajudarão na criação da ementa para o seu restaurante:

 

Defina o público-alvo que pretende alcançar

Esta é uma decisão de suma importância, pois a partir dela poderá decidir sobre vários elementos da ementa, tais como: o design e a informação a conter. Se tiver, por exemplo, alguma oferta especial para crianças, considere criar uma ementa especial para elas, com os pratos, bebidas e design adequados ao seu gosto.

 

Apresente as informações com clareza

Os pratos e bebidas que constem na ementa devem ter o preço definido e contar com uma descrição completa dos seus ingredientes. Refira, também, os alergénios que possam conter em alguns alimentos.

 

Escolha uma boa estrutura de informação

Uma boa forma de estruturar a informação a conter na ementa para o restaurante é agrupar os elementos por grupo:

  1. No primeiro grupo adicione alimentos que estimulem o apetite dos seus clientes, como as entradas, petiscos e sopas.
  2. No segundo grupo adicione pratos e alimentos leves, como as saladas, tostas e sandes.
  3. Em terceiro lugar, adicione os pratos de carne e os pratos de peixe.
  4. No quarto grupo adicione as bebidas
  5. E, por fim, adicione a parte das sobremesas

 

 

A estrutura que apresentamos é a mais indicada, pois acompanha toda a estadia do cliente no seu restaurante, desde a sua chegada, em que o cliente vai “abrir o apetite”, até a parte final das refeições, que é comer a sobremesa e beber o café.

 

Esclareça se algum serviço tem limite temporal

Caso o seu restaurante sirva o pequeno-almoço, mas apenas até uma determinada hora, uma boa prática é separar essa parte do menu das restantes e chamar a atenção para o fato de o serviço ser limitado em termos de horário.

 

Inclua informações relevantes do seu restaurante

Ao fazer a ementa para o seu restaurante, inclua todos os elementos e informações que ajudem o cliente a lembrar-se de si, tais como: o nome do restaurante, o logotipo, o endereço, o número de telefone, o e-mail e não se esqueça de adicionar as redes sociais em que está ativo.

 

Mantenha a ementa do seu restaurante atualizada

A medida que o negócio vai avançando, é normal que a oferta sofra algumas modificações, por exemplo: no preço, pratos ou bebidas que comece a servir ou que já não serve mais. É importante que atualize a ementa do seu restaurante, de forma a que toda a informação que nela conste seja coerente com a pratica atual do estabelecimento.

 

Exemplos de Ementas Para Restaurantes

 

Ao fazer as ementas para o seu restaurante, para além de ter em conta todos os aspetos que foram abordados neste artigo, seja bastante criativo! Crie uma ementa que se destaque e que chame logo a atenção dos seus clientes.

Confira estes exemplos de ementas para restaurantes e inspire-se:

 

 

Agora que já sabe como fazer as ementas para o seu restaurante, invista na divulgação da sua marca dentro do seu estabelecimento. Personalize individuais de mesa com o nome do seu restaurante e adicione o seu logotipo numa posição de destaque

 

O que achou das nossas dicas? Tem alguma questão ou dúvida que não tenha ficado esclarecida? Deixe-nos um comentário que nós lhe responderemos logo de seguida!

 

 

Este Artigo foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta