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Como fazer um Briefing: Aprenda a Criar o seu Modelo de Briefing

Não importa quantos anos de experiência uma empresa tenha, podem surgir sempre dúvidas em relação a como fazer um Briefing criativo para um cliente ou parceiro de negócio.

Estas dúvidas podem surgir, uma vez que todo os clientes têm diferentes necessidades e nem todos procuram os mesmos serviços. A sua equipa deve estar preparada para realizar projetos de acordo com o objetivo de cada cliente e de acordo com o tipo de negócio.

O que é um Briefing Criativo

O Briefing é uma das etapas fundamentais na criação de um projeto ou plano de marketing. Este documento é utilizado para descrever as necessidades do cliente e objetivos de uma estratégia de marketing. Todos os detalhes, desde a criação do projeto até à entrega final do mesmo estarão aqui presentes.

Saber como montar um Briefing de uma empresa é bastante importante, uma vez que este estabelece o elo de ligação entre a equipa de trabalho e o cliente, de forma a garantir que existe uma comunicação simples e clara.

É no Briefing que são estabelecidas as expetativas reais do projeto, ou seja, faz com que o cliente e a equipa sigam a mesma linha condutora. Este documento pode conter diversas informações como os dados do cliente, apresentação de empresa, os objetivos do projeto e definição de deadlines.

como montar um briefing de uma empresa

Passos para fazer um Briefing completo

  1. Recolha de Informação

O objetivo de um Briefing completo de uma empresa é definir as necessidades do cliente, por isso é importante que saiba exatamente as informações que necessita e, ao mesmo tempo, saber colocar as perguntas certas ao cliente. O Briefing facilita o trabalho da sua equipa seu trabalho e diminui as hipóteses de erro.

Para montar um Briefing completo de uma empresa, comece por reunir todas as informações necessárias sobre o seu cliente:

  • Dados de caracterização do cliente e área de negócio
  • Posicionamento da empresa
  • Identificação do projeto (por exemplo: estratégia de marketing, branding, campanha de marca, promoção, criação de uma página web)
  • Objetivo do projeto
  • Caracterização do público alvo
  • Descrição das tarefas
  • Orçamento
  • Materiais necessários

O próximo passo deve focar-se numa análise de mercado, para que haja uma contextualização do projeto e reconhecimento dos meios em que vai atuar. Reúna algumas informações relevantes para a construção de uma persona de marca: dados demográficos, interesses, profissão e classe social.

Aqui, surge a necessidade de conhecer a nossa concorrência, ou seja, quem são os principais concorrentes, quais os preços praticados pela concorrência, os pontos positivos e negativos dos produtos concorrentes e qual é o tipo de publicidade utilizada pelos concorrentes.

 briefing completo de uma empresa

  1. Foco no objetivo do projeto

Dependendo do tipo de projeto, o Briefing pode ter diversos objetivos: mudar a imagem da empresa, lançar um novo produto, criar uma loja online ou desenvolver um novo software, por exemplo. Para cada um deles existem também diferentes tipos de Briefings: Briefing criativo, Briefing de imagens, Briefing de comunicação. A criação de um projeto implica o foco num objetivo concreto, que serve de ponto de orientação na definição de uma estratégia para o alcançar.

 

  1. A importância de comunicar com o cliente

Quem prepara o Briefing deve ser capaz de representar no documento, aquilo que o cliente ambiciona com o projeto. É igualmente importante que o Briefing transmita objetivos ajustados ao budget e tempo para criação do projeto.

A pessoa responsável pela criação do Briefing deve ter conhecimento acerca do tipo de projeto e de tudo o que é necessário para o colocar em prática, ao mesmo tempo que deve ser capaz de orientar o cliente ao longo do processo. Por isso, o Briefing deve ser pensado de acordo com as preferências do cliente e conhecimento técnico de quem vai realizar o projeto.

 

Agora que já viu como fazer um Briefing criativo e a importância que ele tem para os seus projetos, ponha em prática a nossas sugestões- um Briefing sólido e desenvolvido com bastante atenção faz a diferença para o resultado final. Este documento permite que siga o caminho certo e evita futuros desentendimentos que possam ocorrer no desenrolar de todo o processo!

 

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