Design Materiais impressos

Como Fazer Convites de Casamento – Ideias Originais

A escolha dos Convites de Casamento é uma decisão muito importante e deve ser tomada tendo por base inúmeros detalhes, uma vez que o convite representa o primeiro contacto dos convidados com o dia do casamento.

 

Como Fazer Convites de Casamento

 

O casamento é um evento de grande importância e, no seu planeamento, deve ter-se em conta vários aspetos. Existem algumas dúvidas sobre como fazer convites de casamento, e, por isso, preparámos várias dicas sobre este tema. Vamos a isto?

 

Qual o nome que aparece primeiro, o da noiva ou o do noivo?

 

O casamento é uma comemoração bastante tradicional. Antigamente eram os pais da noiva os responsáveis pela parte financeira da cerimónia, por isso, a posição correta para o nome da noiva no convite é à esquerda, aparecendo primeiro que o nome do noivo. É também por esse motivo que o nome dos pais da noiva deve aparecer à esquerda.

 

Como escrever o nome dos convidados corretamente?

 

Primeiramente, é necessário definir os membros da família que serão convidados. Quando toda a família é convidada, no convite deve aparecer apenas o nome do homem e a referência “e Família”, por exemplo: “Joaquim Ramos e Família”. Se apenas o casal for convidado, o correto é usar, por exemplo: “Joaquim Ramos e Esposa”.

 

Com quanto tempo de antecedência se deve entregar os convites?

 

Para esta pergunta não existe uma resposta exata. No entanto, existem alguns fatores a ter em conta, como por exemplo, se os convidados residem numa cidade diferente do local da cerimónia, se o evento acontecerá ao fim de semana ou se será necessário que os convidados marquem o dia de férias no seu local de trabalho, entre outros. De qualquer forma, por norma os convites de casamento devem ser enviados com uma antecedência mínima de três meses.

 

 

 

Save The Date: é ou não necessário?

 

Se ainda não escolheu o modelo do convite de casamento ou se considerar que ainda não é o momento de entregar os convites, mas pretende que os convidados reservem a data do casamento na sua agenda, pode sempre enviar, antes dos convites, o save the date. Trata-se de uma espécie de cartão postal, que tem como objetivo avisar os convidados que o evento ocorrerá naquela data, garantindo que vão estar disponíveis!

 

Como calcular a quantidade necessária de convites?

 

De forma a evitar desperdício, o ideal é calcular o número de convites a encomendar com base no número de convidados para a cerimonia. Mas atenção: é importante não se esquecer dos imprevistos, como por exemplo, os convidados de última hora.

 

Esta fórmula consiste em dividir o número total de convidados por 2 (uma vez que o mais habitual é enviar um convite para cada duas pessoas) e acrescentar uma percentagem para garantir a disponibilidade de convites para os convidados de última hora.

 

 

Quanto vou gastar em convites?

 

Por norma, os preços dos convites são calculados por unidade e, dependendo do número de convites, o valor final pode variar. Se optar por encomendar os seus convites de casamento na 360imprimir, o valor presente na calculadora do orçamento online é atualizado em função das características que escolhe para os seus convites, bem como da quantidade que pretende encomendar. Assim, consegue logo ver o valor final da encomenda.

 

Ideias Para Convites de Casamento Originais

 

Os convites de casamento devem refletir o estilo do casamento, bem como a personalidade dos noivos. Escolher um convite que vá de encontro ao estilo da cerimónia por vezes é difícil – até porque o convite é um dos primeiros detalhes a tratar.

 

Ainda assim, existem dois modelos de convites de casamento que são bastante populares e que se enquadram em inúmeros estilos de cerimónia:

 

Convites de Casamento Modernos

 

Os convites de casamento modernos são ideais para cerimónias com estilo arrojado. Este modelo de convite combina muito bem com casamentos originais, como os casamentos temáticos ou os destination weddings. Os casais que desejam inovar e surpreender os convidados escolhem, por norma, este modelo de convite. Entretanto, como dissemos anteriormente, os convites de casamento devem ser escolhidos tendo em conta o estilo da festa. Estes convites são ideais para os casamentos modernos e que seguem as principais tendências do mercado.

 

 

Convites de Casamento Rústicos

 

Os convites de casamento rústicos combinam na perfeição com cerimónias realizadas ao ar livre e que utilizam uma decoração mais tradicional. Esse tipo de cerimónia cria um ambiente mais aconchegante e intimista. Depois de imprimir, utilize um laço e o pó dourado para dar um toque rústico aos seus convites de casamento – ao personalizar os seus convites em casa, estará a demonstrar consideração pelos seus convidados, que terão um convite único.

 

Textos Para Convites de Casamento

 

Tipos de Letra para Convites de Casamento

Por fim, mas não menos importante, é necessário ter em consideração alguns aspetos relacionados com a parte escrita dos convites de casamento, confira as nossas dicas:

  • Na escolha do tipo de letra deve-se ter em conta o modelo do convite, para que a combinação seja perfeita. Convites de casamento rústicos combinam bem com tipos de letra mais clássicos, como o Broadway que remete para os anúncios franceses dos anos 20. Já os convites mais modernos devem ter um tipo de letra mais ousado, como por exemplo, o Palatino Linotype.

 

 

 

Informações a incluir nos Convites de Casamento

  • Quando são os pais do noivo a convidar, o nome deles deve ser inserido antes do nome dos noivos.
  • O local da cerimónia, bem como a data e o horário devem constar no convite e de forma bem especificada, para que não ocorram dúvidas.
  • O número de contacto dos noivos deve ser inserido nos convites, para que os convidados possam confirmar a sua presença.
  • É importante inserir a data limite para os convidados confirmarem a sua presença na cerimónia.

 

Como vimos, fazer um convite de casamento não é um bicho de sete cabeças! Ainda assim, e para tornar o trabalho mais eficiente, na galeria de templates da 360imprimir pode encontrar vários modelos de convites de casamento – basta editar os dados do casamento, imprimir e surpreender os convidados da festa. Se já tiver um design próprio também pode solicitar a impressão na nossa gráfica online!

E lembre-se, respeite o protocolo, opte por fazer convites de casamento que estejam relacionados com o estilo da cerimónia e marque a diferença com convites de qualidade!

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *