Materiais impressos

Como aplicar vinil passo a passo

A aplicação de vinil não é tão complicada como pode parecer. Exige, isso sim, algum cuidado, atenção e um bocadinho de paciência. Porém, antes de aprendermos como aplicar vinil, o melhor é conhecermos um pouco mais este material.

O vinil é um material plástico feito à base de PVC. É autocolante, resistente e flexível. A versatilidade deste material é enorme, assim como os acabamentos que proporciona e a excelente relação preço-qualidade. Por isso, o vinil é muito utilizado para comunicação, sinalética, decoração, entre muitas outras aplicações.

Outra vantagem do vinil é a possibilidade de ser removido sem prejudicar a superfície onde estava colado. Não é por acaso que encontramos vinil por todos os lados. Nas montras, nos carros de empresas, nas paredes de lojas e stands, nas placas de sinalização, a cobrir móveis e até mesmo a decorar escritórios.

Como colocar vinil autocolante

Antes de mais, é preciso ter alguma atenção à superfície que vai receber o vinil. Madeiras rugosas, paredes com texturas, superfícies porosas ou húmidas não são uma boa escolha. Prefira sempre superfícies lisas. Depois, para aplicar o vinil, vai precisar dos seguintes materiais:

  • Pano de limpeza;
  • Fita métrica;
  • Lápis;
  • Fita-cola de papel;
  • Tesoura ou x-ato;
  • Espátula.

Vamos ver, então, como colocar vinil. Como já dissemos, não é tão difícil. Vamos começar a falar sobre como aplicar vinil na parede ou noutras superfícies sólidas e planas. Tudo o que tem de fazer é seguir estes 5 passos:

como colocar vinil autocolante

1. Limpe a superfície

Use um pano seco ou humedecido com água ou álcool. Certifique-se de que todos os vestígios de pó ou gordura são retirados. Também é importante verificar que o pano não deixa nenhum resquício de fios. Nunca utilize nenhum produto abrasivo para realizar esta limpeza.

2. Marque a posição

Com a ajuda da fita métrica e do lápis, faça pequenas marcas que servirão para orientar a posição correta da aplicação do vinil. Lembre-se de que estas marcas serão apenas pontos para guiar a aplicação. Por isso, deverão ser facilmente apagadas depois de terminado o processo.

3. Fixe e ajuste a posição

Posicione o vinil na parede e fixe as suas pontas com a fita-cola de papel. A seguir, confirme que a posição está correta, de acordo com as marcas do passo anterior. Se precisar, ajuste a posição. Por fim, fixe o centro do vinil à superfície com a fita-cola de papel.

4. Aplique

Solte um dos lados do vinil retirando os pontos de fita-cola da respetiva ponta. Retire a base protetora da parte de trás, deixando o adesivo à mostra. Corte o lado solto da base com a tesoura ou x-ato. Com ajuda da espátula, sempre do centro para as bordas, cole o vinil exercendo pressão para evitar a formação de bolhas de ar. Terminada esta parte, repita o mesmo processo com a outra metade do vinil.

5. Finalize

O trabalho já está quase pronto, falta apenas um detalhe. A maioria dos vinis vem com uma película de transporte transparente. Se for este o caso, apenas retire esta película e, agora, sim, missão cumprida!

Como aplicar vinil em vidro

como colocar vinil em vidro

Conforme vimos, as instruções anteriores são para como colocar vinil na parede. Porém, muitas vezes a dúvida será sobre como aplicar vinil em montras, por exemplo. A preocupação é pertinente, já que colocar vinil em vidro requer alguns cuidados extra.

Em primeiro lugar, certifique-se de que o vinil escolhido é próprio para vidro. Geralmente, num vidro ou montra, será utilizado um vinil transparente, perfurado ou de recorte. Se tiver dúvidas, pode encontrar as opções mais adequadas na 360imprimir.

Um boa dica sobre como colocar vinil no vidro de uma forma fácil, é utilizar água. Com ajuda de um borrifador, molhe a superfície e também a face autocolante do material. Com este truque, é muito fácil descolar e voltar a colar o vinil.

Somente quando quando tiver a certeza de que a posição está certa, utilize a espátula para remover bem a água que fica entre o vidro e o autocolante. Esta técnica de aplicação não deve ser utilizada para a colocação de vinil perfurado. Neste caso, esqueça as dicas de como colocar vinil em vidro e siga os passos da aplicação em parede.

Como aplicar vinil no chão

Os vinis personalizáveis para chão permitem uma abordagem criativa para a publicidade. No entanto, também são muito úteis para sinalética. A aplicação é muito similar à do vinil de parede. O maior cuidado, porém, será na limpeza da superfície. Lembre-se apenas de não utilizar produtos abrasivos, como o amoníaco.

Os vinis para chão têm características muito próprias. A resistência é fundamental, afinal, trata-se de um material que será literalmente pisado. Na 360imprimir vai encontrar o vinil perfeito para aplicar no chão.

Vinil para tudo

Como deve ter percebido, há vinis para todos os gostos e necessidades. Decorar, promover, publicitar, indicar direções. Tudo é possível, desde que se escolha o vinil certo e que se faça uma correta aplicação.

Agora que já percebe melhor como os vinis podem ser escolhidos e aplicados, aproveite para surpreender os seus clientes com decorações incríveis. Se precisar de ajuda, já sabe, na 360imprimir vai encontrar todas as soluções que aqui apresentamos e muitas mais!

 

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *