Como funciona uma gráfica? [5 min]

A maioria dos clientes que realizam um pedido numa gráfica, questionam-se sobre qual é o funcionamento e quais são os processos que caracterizam esta indústria. Muitas vezes esta curiosidade surge associada a algumas dúvidas inerentes à compra que pretendem realizar – deverei optar por impressão offset ou digital? Qual é a diferença? Como são produzidos os materiais gráficos?

O funcionamento de uma gráfica não está relacionado com o facto de se tratar de impressão offset ou digital – muitas vezes, a mesma gráfica realiza ambos os tipos de impressão, com enorme qualidade e com excelentes resultados finais.

Para saber mais sobre impressão offset e digital, consulte o nosso artigo e fique a saber as diferenças.

No entanto, e para explicar o processo que utilizamos na sua gráfica online, optámos pela impressão offset – que corresponde à maioria das encomendas que produzimos.

Quando souber como funciona uma gráfica que dispõe de impressão offset, certamente será uma surpresa! O mais básico para saber é que funciona com quatro rolos, de quatro cores diferentes, que contêm tinta que é aplicada no papel. Os pontos de pigmentação são de tal forma pequenos que o olho humano não consegue diferenciá-los e este processo de impressão é tão rápido que o mecanismo quase nem é percetível – é preciso, de facto, conhecer a mecânica associada à impressão offset!

 

A arte de misturar quatro cores

A impressão offset utiliza a escala de cores CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto), também conhecida como impressão em quadricromia. Como as chapas são monocromáticas, é criada uma para cada cor base – quando os produtos têm cor branca, essa parte não é colorida e, por isso, o branco obtém-se através da ausência de pigmento.

O facto de se trabalhar com base em apenas quatro cores, torna o processo ainda mais complexo e, consequentemente, mais surpreendente! A impressão offset permite obter todas as cores – à exceção de dourados, prateados ou fluorescentes. Como? Através da mistura das quatro cores iniciais (CMYK). Por exemplo, a mistura do amarelo com o ciano permite obter verde; ao juntar amarelo com magenta pode obter-se vermelho; uma outra opção – a última, porque existem inúmeras possibilidades de combinações! – é a junção das cores referidas nos dois exemplos anteriores – amarelo, ciano e magenta – que dão origem a um tom castanho escuro.

 

 

 

 

O par ideal: rolos e cilindros

Para que fique a perceber como funcionam as máquinas de impressão, primeiro é importante perceber qual a sua composição. Na prática estas impressoras de grande dimensão são compostas por cilindros, rolos e chapas de impressão.

Porque se chama impressão offset? Porque a impressão é realizada de forma indireta. Numa primeira fase, é aplicada água nas zonas que devem ficar em branco, para criar uma proteção que evite a aplicação da tinta nesses locais. Depois, os rolos seguintes aplicam a tinta com a devida cor no devido local, permitindo obter o produto final tal como é pretendido. Ainda assim, estes rolos não aplicam a tinta diretamente no papel – na prática passam a tinta para os cilindros e é nesta fase que o material de impressão ganha cor.

 

O produto final

Muitos clientes optam por um acabamento para os seus produtos, conferindo-lhes um toque de sofisticação e, em simultâneo, assegurando que se diferenciam dos seus concorrentes – Acabamento Mate, Brilho e Aveludado são algumas das opções!

 

 

 

 

Para além de ser aplicada a plastificação, é na fase de acabamento que os produtos são finalizados. Existem várias possibilidades: quer seja porque têm cantos redondos, como Cartões de Visita, ou quer seja para remover pequenas margens brancas, como Flyers, é sempre necessário finalizar o material gráfico!

 

 

 

 

E depois? Depois segue-se a fase de embalamento. Cada produto tem a sua própria embalagem – em função das dimensões e da quantidade – e tem o seu próprio acondicionamento – para garantir que é entregue com total qualidade. No final, a encomenda é enviada para distribuição e já só falta ouvir o feedback dos clientes para perceber se o produto chegou a tempo e se a qualidade corresponde às expectativas!

Quer encomendar os seus produtos impressos? Faça o seu pedido e depois diga-nos o que achou!

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