Características de um Empreendedor

Muitas pessoas sonham com a criação do seu negócio próprio – de acordo com o relatório publicado pelo Global Entrepreneurship Monitor 13% dos portugueses têm intenções de empreender e 69% considera uma boa opção de carreira. Entretanto, são muitos os ainda pensam que se nasce empreendedor, e, por isso, consideram que não são capazes de empreender. Os empreendedores partilham uma série de características natas, é certo, mas existem várias características que um empreendedor pode desenvolver ao longo da sua vida, é sobre essas características que vamos falar de seguida.

 

Neste artigo vai ficar a conhecer as principais características de um empreendedor e como pode se tornar empreendedor de sucesso!

O que é Empreendedorismo?

 

Empreendedorismo é o ato de empreender, isto é, identificar ou criar novas oportunidades de negócio, dando origem, assim, a criação de uma nova empresa ou ao desenvolvimento de novos negócios ou novas áreas de atividade numa empresa já consolidada.

O empreendedorismo é muito importante para as empresas, pois é através dele que as elas inovam e transformam o conhecimento em novos produtos. Também a sociedade como um todo beneficia da atividade empreendedora, pois é através dela que a sociedade evolui, a economia cresce, empregos são criados e, como resultado disso, a qualidade de vida de uma população melhora.

Ao indivíduo que leva a cabo atividades relacionadas com o empreendedorismo se dá o nome de “empreendedor”.

 

 

O que é ser Empreendedor?

 

Ser um empreendedor é muito mais do que ser um inventor ou um sonhador. Um empreendedor cria valor na sociedade e nas empresas, pois é capaz de idealizar produtos ou soluções inovadoras, que vão de encontro às necessidades das pessoas. Pode ser, também, um solucionador de problemas, pois tem a capacidade de pensar fora da sua zona de conforto mental e encontrar soluções onde as outras pessoas vêm apenas o problema. Além disso, é capaz de materializar as suas ideias, através do desenvolvimento de novos produtos ou serviços, que por fim, irão gerar o lucro.

 

Características do Empreendedor

 

Para criar uma nova empresa ou desenvolver um novo negócio não basta ter uma boa ideia, é preciso conhecer bem o mercado e ter a noção de como a nova empresa criará valor ao iniciar a sua atividade e lançar os seus produtos ou serviços. Além dessa, existem várias outras caraterísticas que um empreendedor deve ter ou desenvolver ao longo da sua carreira, de forma a ter a capacidade para estar à altura dos desafios que surgem no seu dia a dia.

 

Veja as principais características que ajudam a traçar o perfil do empreendedor:

 

Iniciativa – O espírito empreendedor começa, primeiramente, com a capacidade de iniciativa, e essa é a principal característica pessoal de um empreendedor. Ele está sempre a procura de novas oportunidades de negócio e tem grande conhecimento do mercado.

 

Capacidade de liderança – Um empreendedor deve ser capaz de inspirar os seus colaboradores a darem o seu melhor em tudo o que fazem na empresa. Para isso, deve delegar tarefas e envolver toda a equipa no projeto, cada colaborador deve sentir que o seu contributo gera valor na organização e o líder é quem lhes vai transmitir isso.  

 

Amar o que faz – Um empreendedor deve aliar os seus gostos ao negócio que cria e isso é fundamental para o sucesso da empresa. A paixão pelo que faz é o que desperta o brilho nos olhos de todo empreendedor de sucesso.

 

Capacidade de planeamento – Saber estabelecer metas e objetivos é uma das principais características do empreendedor. É preciso ter um conhecimento claro de onde está e onde deseja chegar. Além disso, deve criar planos de ações, implementá-los, analisar e corrigir possíveis desvios.

 

 

Domínio da comunicação verbal e não verbal Um empreendedor deve saber expressar as suas ideias de forma clara e objetiva, pois estará constantemente em contacto com clientes, parceiros de negócio e colaboradores, caso não domine a arte da comunicação, problemas graves poderão surgir.

 

Capacidade de auto motivação O empreendedor é, por norma, o líder da empresa, e, cabe ao líder motivar os colaboradores. Por isso, deve ser capaz de se auto motivar, mesmo nos tempos de adversidade. Isso o ajudará no desenvolvimento do negócio e na relação e motivação dos funcionários.

 

Autoconfiança – Não deve ser confundida com falta de humildade, mas a autoconfiança é uma característica determinante num empreendedor. É preciso confiar na sua capacidade de tomar decisões e guiar a equipa com segurança pelos caminhos que define.

 

Persistência – No mundo dos negócios existem muitos dias difíceis. Deve ser capaz de controlar as emoções e ser persistente nos momentos mais complicados. Muitos dos grandes empreendedores têm uma história de superação e isso é determinante no sucesso dos negócios.

 

Ter uma boa rede de contactos – Um empreendedor deve conhecer pessoas importantes e que sejam influenciadores dentro da sua área de atividade. Isso é importante no desenvolvimento de novas parcerias, na identificação de novas oportunidades de negócio, na contratação de novos colaboradores para a empresa ou mesmo quando o empreendedor necessita de ter acesso a uma pessoa ou cargo em específico numa organização – se conhecer alguém que o possa apresentar à essa pessoa, estará a ter um atalho muito importante. No momento de conhecer novos profissionais e desenvolver novas oportunidades de negócio os  cartões de visita são um aliado perfeito, por um lado têm os contactos do empreendedor – o que facilita a comunicação futura com o interlocutor, por outro, transmite uma imagem de profissionalismo, e isso pode ser o diferencial no momento de estabelecer novos contactos.

 

 

Como ser um Empreendedor de sucesso

 

Ficou motivado com o que leu e quer criar o seu próprio negócio? Veja as nossas dicas para que possa ser um empreendedor de sucesso:

1. Tenha paixão pelo negócio – se não gostar da área na qual está a investir terá grandes dificuldades em manter a motivação nos tempos de adversidade e em motivar os seus colaborados.

2. Mantenha-se informado – leia livros, revistas, sites, blogs e frequente eventos e conferências dentro da sua área de atividade. Fique a conhecer casos de sucesso na sua indústria e as movimentações dos seus concorrentes.

3. Invista na sua formação – Estude bastante! Tire cursos, formações e workshops. Esses conhecimentos base, mais teóricos, o ajudarão no desenvolvimento do seu negócio a médio longo prazo.

4. Dê vida às suas ideias – se tem uma ideia de negócio que considera que pode ter sucesso, arrisque! Afinal de contas, a única forma de saber se é uma boa ideia ou não é fazendo o seu lançamento no mercado.

5. Divulgue o seu negócio – crie uma presença relevante nas redes sociais para a sua empresa, tenha um website profissional de qualidade e não se esqueça de divulgar o seu negócio também offline, produtos como os flyers e os cartazes são ótimos para comunicar a sua empresa aos seus consumidores.

 

 

Gostou do artigo? há alguma outra característica de um empreendedor que considera importante e não foi abordada neste artigo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!

 

 

 

Este Artigo foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta