7 Dicas para fazer cartões de visita de sucesso

Os planos de marketing são diferentes de negócio para negócio, mas há um elemento que nunca pode faltar: cartões de visita. Para conseguir bons resultados, mais importante do que a roupa que se veste ou do que a pasta que se transporta, é preciso ter bons cartões de visita.

Mas no momento de fazê-los, por onde começar? Espreite a lista que preparámos com dicas essenciais para o seu cartão fazer sucesso.

 

 1. Organize os seus dados

 

Antes de mais deve selecionar as informações que quer incluir e lembre-se: escolha apenas o essencial. Depois, deve organizá-las por ordem de importância, de acordo com a sua área de negócio. Num dos lados dos cartões de visita, dê prioridade ao logótipo e ao seu nome e, por baixo, pode optar por colocar uma informação relevante – mas atenção, deve ser apenas uma, para não retirar visibilidade à imagem da empresa. No outro lado, pode incluir essas mesmas informações mas num tamanho menor, e destaque o seu cargo ou profissão, número de telemóvel, e-mail, site e endereço.

 

2. Use tipos de letra que combinem ou então opte apenas por um

 

Já imaginou vários tipos de letra concentrados num espaço tão pequeno? Por mais engraçado que pareça, essa mistura só confunde os clientes. Por isso, quando usar várias fontes ao mesmo tempo, tenha atenção ao facto de combinarem. Como o nosso cérebro prefere informações organizadas, é preferível excluir tipos de letra muito trabalhados.

 

Optar por uma uniformidade no tipo de letra é muito importante.
É muito importante optar por uma uniformidade no tipo de letra.

 

3. Tenha atenção ao uso de fotografias

 

Incluir uma fotografia nos cartões de visita é uma atitude que deve ser muito ponderada. Este produto de marketing deve transparecer, por si só, uma imagem credível do seu trabalho, sem necessitar de conter imagens. Apenas em situações muito específicas faz sentido fazê-lo, no entanto, se for esse o seu caso, recorra a um fotógrafo para que este elemento tenha qualidade profissional.

 

4. Escolha um fundo discreto

 

Um outro aspeto que deve ter em atenção no momento de elaborar os seus cartões de visita é o fundo que vai escolher: opte por cores neutras e não coloque imagens. Desta forma, não estará a dificultar a leitura de quem os recebe.

 

5. Cuidado com os erros

 

Imagine que alguém quer entrar em contacto consigo e não consegue. Porquê? Porque ao fazer os seus cartões de visita se esqueceu de uma letra no e-mail, trocou um número sem querer, ou colocou a morada antiga por distração. Estes erros são graves e a melhor maneira de corrigi-los é, depois de escrever, ler, reler e… reler de novo. Nunca é de mais fazer uma revisão!

 

 

Evite erros desnecessários. Quando inserir as informações valide se estão corretas.
Evite erros desnecessários. Quando inserir as informações valide se estão corretas.

 

6. Selecione apenas uma ou duas cores principais

 

Para não correr o risco de ter um arco-íris espelhado nos seus cartões de visita, opte por destacar, no máximo, duas cores. O Adobe Kuler é um aliado infalível para definir combinações. Depois de escolher as cores, retire o código de cada uma e insira-o no menu criado para esse efeito no seu editor de imagens.

 

7. Utilize um acabamento especial

 

Ter em atenção o conteúdo é muito importante… Mas não é tudo! Isto, porque antes de repararem com atenção nas informações dos cartões de visita, os seus paceiros de negócio vão aceitá-los. O toque diz muito sobre o seu profissionalismo e, por isso, o acabamento deve ser diferenciador. A plastificação mate, por exemplo, para além de ser indicada para texto, permite obter um resultado final resistente, discreto e elegante.

 

8. Faça uma revisão a T-U-D-O

 

Para não investir na impressão de cartões que não vai usar, verifique todos os detalhes. Desde a organização dos contactos, ao texto que escreveu, passando pela combinação de cores e tipos de letra e terminando na qualidade das imagens – no caso de as ter utilizado. Depois, pegue nos seus cartões de visita como se os tivesse entregue a si mesmo. Gosta? É fácil perceber os contactos? Tem a ver com o seu negócio? Boa! Então, agora, já só falta mandar imprimir.

 

 

Quando acabar de fazer o cartão de visita, olhe para o resultado final e verifique todos os detalhes.
Quando acabar de fazer o cartão de visita, olhe para o resultado final e verifique todos os detalhes.
Este Artigo foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...