#4 Como vender mais | Papelarias

As papelarias são negócios tradicionais que, nos últimos anos, têm tido um decréscimo continuo nas vendas. O aumento do número de concorrentes, como Cyber Cafés, grandes armazéns ou supermercados, captam a atenção dos clientes porque lhes permite realizar vários tipos de compras num só espaço.

Para além disso, as papelarias, como qualquer outra empresa, também são um negócio sazonal. Em setembro, por exemplo, com o início do ano escolar, existem inúmeras compras associadas aos manuais de aprendizagem e ao material de estudo.

Para poder combater a época de menos vendas e para que possa ser competitivo em relação aos seus concorrentes – incluindo os grandes lideres do mercado, como grandes supermercados –, apresentamos-lhe de seguida algumas dicas!

 

1. Aumente o número de serviços

 

Uma papelaria não tem que vender apenas material escolar ou revistas. Aposte também em produtos ou serviços complementares, que estejam relacionados com esta área de negócio. Já pensou, por exemplo, em disponibilizar a opção de impressão e encadernação? O que acha de ter para venda cartuchos de impressora, postais e ainda blocos de notas? E se os seus clientes também pudessem comprar jogos de tabuleiro ou livros?

Uma outra ideia é tornar-se um posto de venda autorizado de jogos de sorte. Raspadinhas, Euromilhões, Placard e muitas mais opções para que os seus clientes tenham motivos para se dirigir à sua papelaria.

A ideia que é importante reter é que deve disponibilizar vários produtos adaptados a diversas situações – festas de anos, atividade escolar, jogos de sorte, entretenimento, entre outros. Amplie os seus produtos e serviços e veja os resultados!

 

 

Localização

 

Qual é o melhor lugar para ter uma papelaria? Existem várias opções mas, por excelência, o melhor espaço será aquele que está mais próximo de escolas, colégios ou universidades.

Um outro aspeto a ter em consideração é a capacidade financeira do público que frequenta o local. Desta forma, também poderá adaptar o tipo de produtos e serviços que vende – por exemplo, se os seus potenciais clientes não têm elevadas possibilidades económicas, poderá optar por disponibilizar jogos de tabuleiro com um valor acessível.

 

Concorrência

 

A concorrência é o maior desafio que qualquer empresa tem. Por vezes torna-se complicado alcançar os objetivos quando a concorrência tem preços de produtor mais baixos e, consequentemente, tem possibilidade de apresentar aos clientes preços mais competitivos.

O importante é focar-se nos seus objetivos: lembre-se que uma diferença de 10 cêntimos pode ser compensada com outras ações da sua parte. Revelar disponibilidade, demonstrar simpatia e apostar no atendimento personalizado – revelando conhecer o seu cliente, como por exemplo, guardando o jornal que costuma comprar – é essencial para ser o escolhido.

 

Aposte em produtos de marketing

 

O melhor vem sempre no final e, por isso, reservámos esta super ideia, que está relacionada com o facto de as papelarias disponibilizarem maior diversidade de produtos e serviços. Dê aos seus clientes a possibilidade de comprarem produtos impressos! Atualmente a personalização é um aspeto muito importante em todas as áreas. Existe produto mais útil e em simultâneo mais diferenciador para as papelarias venderem?

Se as papelarias estiverem próximas de grandes centros financeiros ou de negócios, o público-alvo certamente está familiarizado com a necessidade de utilizar produtos de marketing offline. Disponibilize a opção de encomendarem Cartões de Visita, Pastas ou, por exemplo, Papel Timbrado.

Quer saber a grande vantagem desta ideia? Não precisa de realizar qualquer investimento. Recorra a gráficas online, personalize os produtos de acordo com o pedido dos seus clientes e receba os produtos dos seus clientes no local que desejar, evitando deslocações.

Simples, diferenciador e sem necessidade de investimento: são estes pormenores que fazem a diferença! Já agora, aposte também nos seus produtos de marketing

 

 

Ao contrário de muitos negócios, as papelarias não implicam grande inovação. Aposte num trabalho continuo, invista na relação com os clientes, perceba o meio onde está e opte por produtos e serviços diferenciadores e adequados à realidade do seu público.

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