#3 Como vender mais | Restaurantes

O constante crescimento e desenvolvimento a que se assistiu nos últimos anos trouxe como consequência uma grande variedade de novos programas e atividades para fazer nos momentos de lazer. Existem tantas opções que, por vezes, nem sabemos para onde ir e, principalmente, o que fazer. A verdade é que na altura de ir almoçar ou jantar fora, existem inúmeros restaurantes e cafés à disposição e os proprietários destes espaços precisam de reunir esforços para se diferenciarem da concorrência.

 

Para além dos típicos restaurantes portugueses, também se tem assistido a uma enorme afluência a restaurantes com comida de outros países ou culturas – como o sushi. O importante não é ter todas as opções de gastronomia, a grande mais-valia é ser bom na comida que serve aos seus clientes.

 

Mas apresentar pratos bem confecionados não é suficiente: existem outras ações que lhe podem ser úteis para ser o escolhido no momento de sentar à mesa. Veja as dicas que reunimos para si que trabalha no ramo da restauração e quer aumentar a sua faturação!

 

  1. Ofereça um Menu Executivo na hora de almoço

A ideia do menu executivo é servir um menu completo – com entrada, prato principal e sobremesa – por um preço fixo. Desta forma, o almoço torna-se mais acessível e consequentemente atrai mais clientes. Uma excelente ideia é disponibilizar várias opções de pratos, para que possa agradar a um maior número de pessoas. Esta é uma ótima forma para atrair novos clientes que podem tornar-se fãs da comida do seu restaurante! Quem sabe se eles voltam no dia seguinte para experimentar algo diferente? O importante é ir alternando as opções do menu todos os dias!

 

  1. Faça Happy Hours

Quem não gosta de sair do escritório numa sexta-feira e descontrair depois de uma longa semana de trabalho? Aproveite para criar uma Happy Hour reduzindo os preços de certas bebidas e incluindo algumas opções da ementa para que os seus clientes possam ir petiscando. Por exemplo, se tiver um restaurante de comida italiana, porque não fazer uma promoção que inclua um pão de alho e um copo de vinho?

 

  1. Organize Festas e Eventos

Aproveite datas especiais como aniversários ou festas de empresas para organizar eventos no seu restaurante. Uma ótima opção é fazer uma parceria com uma empresa de eventos para que possam trabalhar em conjunto. Desta forma, a empresa angaria os clientes e o espaço fica à sua responsabilidade. Não se esqueça que a divulgação é essencial: utilize materiais impressos como flyers e cartazesdesta forma estará a potenciar o sucesso do seu negócio!

 

  1. Invista em Materiais de Qualidade

Quando encomendar produtos para o seu restaurante – como ementas, individuais de mesa e toalhas de mesaaposte em materiais que sejam de boa qualidade. Desta forma, os seus produtos terão uma durabilidade muito maior. Para além disso, é importante apostar na identidade visual do restaurante: se não tiver uma ideia definida em relação à imagem que pretende transmitir, pode recorrer a profissionais especializados na área que possam ajudar. Os bons designers têm sugestões ótimas, não só para logótipos, como também para produtos impressos – como ementas, cartões de fidelização ou cartões de visita. Pense nisto e avalie porque, por norma, este é um investimento que compensa!

 

  1. Mantenha um Atendimento Personalizado

Por mais que a ementa seja diversificada, que a comida seja de qualidade e a divulgação seja eficaz, ninguém volta a um restaurante onde o serviço tenha ficado aquém das espectativas. Selecione cuidadosamente os seus colaboradores: como têm contacto direto com os seus clientes, os seus funcionários são o “rosto” da sua marca.

 

 

Agora que já conhece as nossas dicas para o seu restaurante, está na hora de perceber quais pode adotar! Lembre-se: por mais que exista muita concorrência, existem pequenos gestos que fazem toda a diferença. Seja organizado, tenha ideias inovadoras, aposte em produtos personalizados e de boa qualidade e mantenha um atendimento personalizado eficiente. Assim, com certeza irá garantir a satisfação dos seus clientes!

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